Açoriano Oriental
Exportações aumentam 1,5% e importações sobem 2,5% no 3º trimestre
As exportações de bens aumentaram 1,5% e as importações avançaram 2,5% no terceiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Exportações aumentam 1,5% e importações sobem 2,5% no 3º trimestre

Autor: Lusa/AO online

 

O défice da balança comercial, por sua vez, aumentou 185,1 milhões de euros, acrescenta o instituto.

Em termos mensais, em setembro, as exportações aumentaram 3,7% e as importações subiram 5,6% face ao mês homólogo (contra descidas de 2,2% e de 2,3% observadas em agosto, respetivamente).

De acordo com o INE, as exportações em termos mensais aumentaram sobretudo em resultado da evolução do comércio intracomunitário e em especial “devido ao comportamento dos metais comuns, produtos agrícolas e plásticos e borrachas”.

O comportamento das importações foi também influenciado pelo comércio intercomunitário, “traduzindo o aumento registado na totalidade dos grupos de produtos e destacando-se os veículos e outro material de transporte, combustíveis minerais e máquinas e aparelhos”, dado que as importações extracomunitárias diminuíram.

Comparativamente a agosto deste ano, as exportações aumentaram 25,6% e as importações avançaram 24,4% em setembro.

Segundo o INE, esta variação mensal, em ambos os casos, foi resultado de uma evolução generalizada em “quase todos os grupos de produtos”, em especial resultado do comércio intracomunitário.

O INE lembra, no entanto, que no mês de agosto registou-se um abrandamento do comércio internacional devido à paragem de laboração de algumas empresas em período de férias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados