Açoriano Oriental
Sociedade
Experiência de emigração para os EUA em debate
As experiências comuns da Galiza (Espanha) e dos Açores em matéria de emigração para os EUA são o tema principal de um colóquio que começa quarta-feira na Horta, Faial, numa iniciativa da Fundação Luso-Americana (FLAD).
Experiência de emigração para os EUA em debate

Autor: Lusa / AO online
A iniciativa, que se prolonga até sexta-feira, pretende analisar, sob o ponto de vista histórico e social, as questões relativas às origens da emigração daquelas duas regiões, apresentando também as suas implicações ao nível económico e empresarial.

Nesse sentido, o colóquio, subordinado ao tema Comunidades Euro-Atlânticas nos EUA - Experiências da emigração da Galiza e dos Açores, contará com a participação de várias personalidades provenientes dos Açores, Galiza, EUA e de Portugal continental.

Rita Dias, directora regional das Comunidades, salientou que a Galiza e os Açores têm, aparentemente, muitas “experiências em comum” em matéria de emigração para os EUA, frisando que “apesar de serem de origens diferentes, têm muitas semelhanças”.

Por seu lado, numa nota informativa, a FLAD sublinha que “o fenómeno da emigração galega e açoriana tem muitas convergências, especialmente nos EUA, onde os emigrantes encontraram um mundo novo, no qual lançaram novas raízes, sem esquecer as velhas origens”.

A FLAD considera, por isso, “imprescindível resgatar a história desta experiência única de duas culturas atlânticas lusófonas, imbuídas do sonho americano”.

Durante o colóquio serão analisadas as experiências resultantes do processo migratório, destacando o seu impacto na economia e nas respectivas culturas de origem e de chegada, mas também temas ligados à comunicação social e às experiências empresariais no âmbito das relações euro-atlânticas.

O programa do colóquio integra ainda, além das sessões de trabalho, duas mostras de cinema dedicadas à emigração galega e açoriana, com a participação do realizador Jorge Paixão da Costa e da actriz Uxía Blanco.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados