Açoriano Oriental
Câmbios
Euro ganha terreno face ao dólar
O euro seguia esta segunda-feira a valorizar-se face ao dólar, no dia em que a moeda única voltou a passar a barreira dos 1,50 dólares, com o apetite pelo risco a regressar aos mercados.

Autor: Lusa / AO online
Às 18:37 de Lisboa, o euro valia 1,4990 dólares, acima dos 1,486 dólares a que negociava na sexta-feira, sensivelmente à mesma hora.

Durante o dia, a cotação do euro variou entre um mínimo de 1,4987 dólares e um máximo de 1,5007 dólares, passando novamente a barreira dos 1,50 dólares, o que não acontecia desde 26 de Outubro.

Os maus números do desemprego norte-americano, que, numa primeira reacção, impulsionaram sexta-feira as divisas refúgios (o dólar e o iene), poderão também levar os bancos centrais a manter durante mais tempo as taxas de juro a um nível historicamente baixo, o que favorece os investimentos em activos bolsitas em detrimento do dólar.

O euro valorizou-se 20 por cento nos últimos oito meses, apesar das preocupações manifestadas já por várias vezes nas últimas semanas pelo presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, que a 15 de Outubro considerava "extremamente importante" um dólar forte.

A queda da divisa norte-americana face ao euro preocupa os europeus, cujas exportações perdem competitividade na hora da retoma.

O euro está, no entanto, ainda longe do seu recorde face à divisa norte-americana atingido em Abril de 2008, quando tocou os 1,60 dólares.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados