Açoriano Oriental
Euro2008 - Grupo D
Espanha "cilindra" Rússia, com Villa em destaque
A Espanha entrou a vencer no Euro2008 de futebol, ao golear a Rússia por 4-1, com um "hat-trick" de David Villa, na primeira jornada do grupo D da competição, disputado em Innsbruck, na Áustria
Espanha "cilindra" Rússia, com Villa em destaque

Autor: LUSA/AO
A Espanha entrou no Euro2008 de futebol com uma goleada sobre a Rússia (4-1), no primeiro jogo do Grupo D, em que a grande figura foi David Villa, autor do primeiro "hat-trick" da prova. Tal como havia acontecido no Euro2004, em Portugal, Espanha e Rússia encontraram-se no primeiro jogo e, quatro anos depois, a vitória caiu para o mesmo lado, desta feita por claros 4-1, o jogo com mais golos da prova até ao momento.
Perante uma defesa muito frágil, que concedeu muitos espaços, David Villa aproveitou para fazer o primeiro "hat-trick" da prova (20, 45 e 75 minutos), com Pavlyuchenko a reduzir aos 76, cabendo a Fabregas fechar a cotagem, aos 91.
No primeiro tempo, apesar de ter mais posse de bola, a Espanha mostrou alguma dificuldade em construir lances de ataque, perante a pressão e alguma dureza do meio-campo da selecção russa, que causava dificuldades à defesa espanhola com rápidas transições e combinações ofensivas.
Contudo, aos 20 minutos, no primeiro lance de real perigo que criou, a Espanha adiantou-se no marcador, num lance de contra-ataque. Torres aproveitou um erro incrível de Kolodin e, isolado, deu o golo a Villa.  A Rússia reagiu bem ao golo sofrido e, três minutos depois, atirou a bola ao poste, por Zyrianov, mas, na resposta, a Espanha voltou a criar perigo, com Fernando Torres, isolado, a não conseguir desviar a bola de Akinfeev.
Em cima do intervalo, a Espanha aumentou a vantagem, de novo por Villa, que, isolado por um excelente passe de Iniesta, colocou a bola por entre as pernas do guarda-redes russo.
Com uma vantagem de dois golos, a Espanha entrou para a segunda parte com um pensamento mais conservador, como mostra a saída de Fernando Torres, jogador mais avançado da equipa, que deu o seu lugar ao médio Fabregas.
Contudo, acabou por ser a selecção espanhola a marcar novamente, pelo inevitável Villa, que, lançado por Fabregas, tirou um adversário da frente e rematou para o fundo das redes.
A Rússia ainda reduziu, aos 86 minutos, num excelente cabeceamento de Pavlyuchenko, mas Fabregas, em fora-de-jogo, fechou a contagem, na recarga a um remate de Xavi.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados