Autor: AO Online/ GaCS
Apesar da identificação de novos casos positivos em Rabo de Peixe, os mesmos encontravam-se a cumprir isolamento, pelo que o risco de transmissão em meio escolar se encontra diminuído.
Pelo facto de os estabelecimentos de ensino da localidade estarem encerrados, num caso, desde 16 de novembro e, noutros casos, desde a vigência da cerca sanitária determinada para a vila de Rabo de Peixe, os critérios epidemiológicos, definidos pela Autoridade Regional de Saúde, poderiam levar à reabertura dos mesmos na próxima segunda-feira.
Porém, como tem sido assumido pelo Governo Regional dos Açores, todas as decisões devem ser as necessárias e as adequadas a cada local e a cada tempo, de acordo com a avaliação, próxima, presente e permanente, das diversas entidades envolvidas.
A medida é também justificada pelo facto de faltarem cinco dias para o final do ano letivo, e dada a excecionalidade da situação.
As duas secretarias regionais destacam que a situação epidemiológica relativa à Covid-19, na vila de Rabo de Peixe, levou à determinação de um conjunto de medidas que têm sido levadas a cabo pelas autoridades de saúde, em conjunto com diversas entidades e, sobretudo, “com o elevado empenhamento cívico da população local.”
A evolução da situação tem ocorrido de acordo com os níveis previstos e sido acompanhada em permanência pelas autoridades responsáveis.