Açoriano Oriental
Covid-19
Ensino à distância na Ribeira Grande nas próximas duas semanas

Nas próximas duas semanas, todas as escolas do concelho da Ribeira Grande, vão funcionar em regime de ensino à distância, anunciou o secretário regional da Saúde e Desporto.


Ensino à distância na Ribeira Grande nas próximas duas semanas

Autor: AO Online/Lusa

Em conferência de imprensa, Clélio Meneses disse que será implementado o ensino à distância para todas as escolas: “Considerando que se está em vésperas das férias da Páscoa e que a população estudantil tem um risco acrescido de transmissibilidade, o ensino será à distância nas próximas duas semanas”.


Tendo em conta que o concelho da Ribeira Grande estará no nível de alto risco, irá aplicar-se, a partir das 00 horas de sábado, as medidas de “regime de teletrabalho nas atividades e funções em que o mesmo seja exequível; encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares às 15h00, sendo que das 15h00 às 22 horas podem funcionar em serviço de entrega ao domicílio e take away”, referiu o secretário.


As creches e ATL's também encerram e regressa a “proibição da circulação na via pública entre as 20h00 e as 05h00 do dia seguinte nos dias de semana e, entre as 15h00 e as 05h00 horas do dia seguinte ao fim de semana, sem prejuízo das exceções que se encontram regulamentadas em decreto”.


Segundo o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores, Gustavo Tato Borges, nas restantes escolas da ilha de São Miguel existe apenas a indicação de isolamento das turmas em que se registem casos de infeção, mas se a situação evoluir poderão vir a ser encerrados outros estabelecimentos de ensino.

“Já existem turmas isoladas, mas se for necessário encerrar para proteção da comunidade escolar essa medida será proposta e, em princípio, poderá avançar”, apontou.

O responsável da comissão, que é médico especialista em Saúde Pública, disse ainda que está “em curso” um rastreio a toda a comunidade escolar de São Miguel (incluindo docentes, não docentes e alunos), que teve início no concelho da Ribeira Grande e será agora alargado a Ponta Delgada.

“Exortamos a que todos os pais autorizem os seus filhos a serem testados. É uma medida de segurança, não é uma restrição, não é uma medida de invasão da privacidade, é uma maneira de proteger a comunidade, porque quanto mais depressa identificarmos casos positivos, menos impacto eles terão”, frisou.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados