Autor: Carolina Moreira
“O objetivo é reunir o máximo de proprietários do setor para debater os principais temas da atualidade. Não só trazer novidades, como também fazer uma troca de experiências”, adianta o presidente da ALA.
Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Pinheiro avança que, a uma semana do evento, conta já com 300 inscrições de proprietários das nove ilhas dos Açores, a maioria de São Miguel, que irão participar num encontro dividido em cinco painéis temáticos e ainda workshops e uma montra com “23 parceiros confirmados”.
A discussão no Teatro Micaelense irá começar com o tema “Transporte Aéreo e o Alojamento Local: Conexão de Destinos, Impulsionando Negócios”, em que o objetivo será abordar o problema da sazonalidade no turismo nos Açores e a forma como afeta o negócio do alojamento local.
“Ao longo dos últimos anos, temos alertado para o problema da sazonalidade que nos afeta e quisemos trazer para a discussão aquele que consideramos que é o principal problema e que tem a ver com os transportes. Para isso, quisemos trazer os principais intervenientes deste setor, nomeadamente os presidentes da SATA, da VisitAzores e da ANA Aeroportos para tentar perceber o que está a ser feito e o que se pode fazer mais para colmatar a sazonalidade que afeta o nosso negócio, porque mais de 50% dos AL fecham no inverno e, se são muitas as queixas em São Miguel e Terceira, imagine-se nas restantes ilhas”, explica João Pinheiro.
Para o presidente da ALA, uma das discussões mais interessantes do evento deverá ser o painel “Realidade do AL nos Açores”, que irá “trazer a palco as realidades das diferentes ilhas”.
“Vamos ter representantes do Corvo, do Pico, Terceira e São Miguel para obter visões diferentes e perceber o que mais afeta estes proprietários nas ilhas em que operam e discutir a evolução do negócio nessas ilhas, as principais dificuldades e como perspetivam o futuro do turismo”, afirma em declarações ao jornal.
A “Transformação Digital do Alojamento Local” também estará em debate no terceiro encontro anual do setor, encerrando o primeiro dia no Teatro Micaelense, e irá contar com a presença de representantes da plataforma ‘Booking’ para abordar “as características ideais para publicitação online dos alojamentos locais”.
“Acho que é uma discussão importante. O mundo está a mudar e grande parte do nosso negócio é feito pela internet através dos principais canais de ‘booking’”, justifica João Pinheiro.
O segundo dia do encontro irá começar com uma abordagem ao “Alojamento Local como Impulso à Reabilitação e Revitalização” e contará com a presença de “um engenheiro, um arquiteto e até mesmo um autarca para transmitir o que vê de diferente no seu município e o valor que o AL trouxe para a economia local”.
O quinto e último painel do evento será dedicado ao “Alojamento Local, Experiências e Sustentabilidades”, com o objetivo de “nos focarmos nas experiências que os hóspedes têm, fora a dormida, além da sustentabilidade e do impacto ambiental do AL”.
O terceiro encontro da ALA conta ainda com a promoção de workshops, sendo um deles dedicado à “atualização do nosso estudo económico realizado pela Fundo de Maneio e apresentação de como a digitalização tem contribuído para elevar o impacto económico do AL no setor do turismo”, destaca o representante do AL.
Outro workshops será dedicado à área da Inteligência Artificial (IA) com a apresentação de uma plataforma denominada “PriceLabs” que faz a “gestão totalmente automatizada e com indicação dos preços pela IA”, com o intuito de “dar uma ajuda a quem está na área e que, muitas vezes, ou tem os preços inflacionados ou abaixo da média do setor. E esta ferramenta faz esse trabalho de campo”, realça João Pinheiro.
A organização do terceiro encontro anual da
ALA está a ser realizado por um grupo de trabalho constituído por nove
elementos sócios da associação e as inscrições ainda estão a decorrer,
podendo ser efetuadas no website www.ala.pt.