Encontro da ALA promove partilha de experiências e debate sobre o setor

A Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) organiza no próximo fim de semana, 31 de janeiro e 1 de fevereiro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, o terceiro encontro anual do AL, com o objetivo de promover a partilha de experiências entre proprietários de AL e debater o presente e o futuro do setor



“O objetivo é reunir o máximo de proprietários do setor para debater os principais temas da atualidade. Não só trazer novidades, como também fazer uma troca de experiências”, adianta o presidente da ALA.

Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Pinheiro avança que, a uma semana do evento, conta já com 300 inscrições de proprietários das nove ilhas dos Açores, a maioria de São Miguel, que irão participar num encontro dividido em cinco painéis temáticos e ainda workshops e uma montra com “23 parceiros confirmados”.

A discussão no Teatro Micaelense irá começar com o tema “Transporte Aéreo e o Alojamento Local: Conexão de Destinos, Impulsionando Negócios”, em que o objetivo será abordar o problema da sazonalidade no turismo nos Açores e a forma como afeta o negócio do alojamento local.

“Ao longo dos últimos anos, temos alertado para o problema da sazonalidade que nos afeta e quisemos trazer para a discussão aquele que consideramos que é o principal problema e que tem a ver com os transportes. Para isso, quisemos trazer os principais intervenientes deste setor, nomeadamente os presidentes da SATA, da VisitAzores e da ANA Aeroportos para tentar perceber o que está a ser feito e o que se pode fazer mais para colmatar a sazonalidade que afeta o nosso negócio, porque mais de 50% dos AL fecham no inverno e, se são muitas as queixas em São Miguel e Terceira, imagine-se nas restantes ilhas”, explica João Pinheiro.

Para o presidente da ALA, uma das discussões mais interessantes do evento deverá ser o painel “Realidade do AL nos Açores”, que irá “trazer a palco as realidades das diferentes ilhas”.

“Vamos ter representantes do Corvo, do Pico, Terceira e São Miguel para obter visões diferentes e perceber o que mais afeta estes proprietários nas ilhas em que operam e discutir a evolução do negócio nessas ilhas, as principais dificuldades e como perspetivam o futuro do turismo”, afirma em declarações ao jornal.

A “Transformação Digital do Alojamento Local” também estará em debate no terceiro encontro anual do setor, encerrando o primeiro dia no Teatro Micaelense, e irá contar com a presença de representantes da plataforma ‘Booking’ para abordar “as características ideais para publicitação online dos alojamentos locais”.

“Acho que é uma discussão importante. O mundo está a mudar e grande parte do nosso negócio é feito pela internet através dos principais canais de ‘booking’”, justifica João Pinheiro.

O segundo dia do encontro irá começar com uma abordagem ao “Alojamento Local como Impulso à Reabilitação e Revitalização” e contará com a presença de “um engenheiro, um arquiteto e até mesmo um autarca para transmitir o que vê de diferente no seu município e o valor que o AL trouxe para a economia local”.

O quinto e último painel do evento será dedicado ao “Alojamento Local, Experiências e Sustentabilidades”, com o objetivo de “nos focarmos nas experiências que os hóspedes têm, fora a dormida, além da sustentabilidade e do impacto ambiental do AL”.

O terceiro encontro da ALA conta ainda com a promoção de workshops, sendo um deles dedicado à “atualização do nosso estudo económico realizado pela Fundo de Maneio e apresentação de como a digitalização tem contribuído para elevar o impacto económico do AL no setor do turismo”, destaca o representante do AL.

Outro workshops será dedicado à área da Inteligência Artificial (IA) com a apresentação de uma plataforma denominada “PriceLabs” que faz a “gestão totalmente automatizada e com indicação dos preços pela IA”, com o intuito de “dar uma ajuda a quem está na área e que, muitas vezes, ou tem os preços inflacionados ou abaixo da média do setor. E esta ferramenta faz esse trabalho de campo”, realça João Pinheiro.

A organização do terceiro encontro anual da ALA está a ser realizado por um grupo de trabalho constituído por nove elementos sócios da associação e as inscrições ainda estão a decorrer, podendo ser efetuadas no website www.ala.pt. 

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP