Embarcação de pesca localizada e tripulantes estão bem, disse a Marinha

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi encontrada esta quinta feira e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha.



Segundo o porta voz da Marinha, comandante Fernando Fonseca, a embarcação, que lançou um alerta na noite de quarta-feira e que estava a ser procurada, está a navegar sem problemas e a caminho de Peniche, distrito de Leiria, apresentando apenas danos no mastro de comunicações.

A bordo da embarcação, que foi detetada pela Força Aérea, estão 10 pessoas, nove tripulantes e um biólogo.

“O navio de pesca foi avistado, cerca das 19:00, pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa que contactou, através de rádio portátil de curto alcance, a tripulação, tendo esta informado estar bem e que o navio se encontra incontactável por ter o mastro de comunicações partido”, refere a Marinha em comunicado.

Segundo o documento, a embarcação de pesca está a navegar a 168 milhas (311 quilómetros) a oeste de Peniche e está a caminho do porto local, sendo esperada nas próximas 24 horas.

Nas operações de busca, coordenadas pela Marinha através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Ponta Delgada, nos Açores, em articulação com o de Lisboa, participaram os navios da Marinha “Viana do Castelo” e “António Enes”, duas aeronaves C-295 da Força Aérea Portuguesa, três navios mercantes e também quatro embarcações de pesca que navegavam na área.

O navio de pesca "Parma" tem registo no porto da Horta, nos Açores, mas opera desde Peniche.



PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA