Japão

Ecologista defensor das baleias em julgamento no Japão

O julgamento do ecologista neozelandês Peter Bethune, acusado de obstruir a caça à baleia por navios japoneses, no Antárctico, começou esta quinta-feira num tribunal de Tóquio.


O militante, membro da associação de defesa do ambiente Sea Shepherd, com base em Nova Iorque, encontra-se detido há mais de três meses e pode ser condenado a 15 anos de prisão.

Bethune é nomeadamente acusado de ter ferido um marinheiro japonês do Shonan Maru 2 com ácido butírico em Fevereiro passado. Três dias mais tarde, entrou ilegalmente a bordo do mesmo navio munido de uma faca.
PUB

Premium

João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.