Clima

Durão Barroso e Kofi Annan em debate sobre alterações climáticas

 O aquecimento global e a necessidade de alcançar uma segurança energética mundial dão o mote a uma conferência internacional que reúne a partir de sexta-feira, em Copenhaga, jornalistas, académicos e personalidades como Durão Barroso e Kofi Annan.


A pouco menos de dois meses da cimeira das Nações Unidas sobre o combate às alterações climáticas em Copenhaga, onde entre 07 e 18 de Dezembro a comunidade internacional ambiciona chegar a acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, o encontro pretende lançar novas perspectivas a um diálogo que continua num impasse.

A cimeira subordinada ao tema "De Quioto a Copenhaga: Enfrentar o aquecimento global e alcançar a segurança energética" vai decorrer até domingo, contando com o patrocínio do governo dinamarquês e do Project Syndicate, associação que reúne 410 jornais de 150 países.

Entre os oradores convidados confirmados estão o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso, o antigo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan e o primeiro-minstro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

A presença do antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair também foi anunciada pela organização, mas a presença do político ainda não foi confirmada.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024