Açoriano Oriental
Duas sessões de perguntas ao Governo marcam 'reentrée' parlamentar nos Açores

Duas sessões de perguntas ao Governo dos Açores, sobre os investimentos na ilha das Flores e o Gabinete de Prevenção da Corrupção, vão marcar a 'reentrée' parlamentar na Assembleia Legislativa Regional, cujo plenário se reúne a partir de terça-feira.

Duas sessões de perguntas ao Governo marcam 'reentrée' parlamentar nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

A primeira sessão de perguntas, proposta pelo deputado Nuno Barata, da Iniciativa Liberal, está agendada para a manhã de terça-feira e diz respeito ao desenvolvimento socioeconómico da ilha das Flores, abordando os transportes, as acessibilidades e investimentos públicos estruturantes para aquela ilha.

O deputado liberal já tinha realizado, em anteriores plenários, sessões de perguntas ao Governo sobre os problemas de outras ilhas da região, que entretanto visitou, e promete fazer o mesmo com as nove ilhas do arquipélago.

A segunda sessão de perguntas, que deverá ocorrer na manhã de quarta-feira, é apresentada por Carlos Furtado (ex-deputado do Chega), que atualmente desempenha funções de deputado independente, e está relacionada com o Gabinete de Prevenção da Corrupção e da Transparência.

Carlos Furtado pretende saber quais as matérias que têm sido alvo de análise por parte deste gabinete, e também perceber se há “compatibilidade” entre o papel daqueles serviços e aquilo que foi “determinado” aquando da realização do acordo de incidência parlamentar, assinado em setembro de 2020, entre os três partidos que compõem o Governo açoriano (PSD, CDS-PP e PPM) e as duas forças políticas que lhe dão apoio parlamentar (Chega e IL).

O Governo Regional leva também três propostas a plenário, para discussão e votação, relacionadas como descongelamento das carreiras dos trabalhadores farmacêuticos, com a organização do trabalho médico suplementar nos serviços de urgência do Serviço Regional de Saúde (SRS) e com medidas de controlo de animais de companhia ou errantes.

Os 57 deputados ao parlamento dos Açores vão também apreciar duas propostas do Bloco de Esquerda, que propõem a criação de um regime excecional de constituição de relações jurídicas de emprego no SRS e  a implementação urgente de medidas para combater o impacto de uma alga invasora (Regulopteryx okamurae), em algumas ilhas da região.

A agenda parlamentar do primeiro plenário após as férias inclui ainda uma proposta do PS, o maior partido da oposição nos Açores, que defende um apoio extraordinário ao rendimento dos pescadores, e ainda uma proposta conjunta dos partidos que suportam o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), sobre o alargamento e diversificação do ensino artístico especializado nos Açores.

A proposta de Orçamento da Assembleia para 2023, de quase 14,4 milhões de euros (o maior da história parlamentar nos Açores), e duas petições apresentadas por grupos de cidadãos, relacionadas com o controlo de animais de estimação e com a subida a vila da freguesia de São Mateus, na ilha Terceira, são outras matérias em discussão na Assembleia Legislativa dos Açores.

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, em representação de oito forças políticas (PS, PSD, CDS, PPM, BE, CH, IL e PAN) e ainda um deputado independente.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados