Açoriano Oriental
Duarte Ponte diz que decisão de não comparecer na comissão de inquérito é pessoal
O ex-secretário regional da Economia, Duarte Ponte, afirmou hoje que a decisão de não comparecer pessoalmente na Comissão Parlamentar de Inquérito à Construção dos Navios Atlântida e Anticiclone foi pessoal e não representa um desrespeito pelo parlamento.
Duarte Ponte diz que decisão de não comparecer na comissão de inquérito é pessoal

Autor: Lusa/AO Online

“A decisão de responder por escrito à comissão de inquérito resultou de uma ponderação exclusivamente minha e nunca foi encarada por mim como uma minimização ou desrespeito pelo papel de fiscalização governativa da Assembleia Legislativa dos Açores”, refere Duarte Ponte, numa nota enviada à Lusa.

O PSD/Açores acusou terça feira o PS e o Governo Regional dos Açores, ambos liderados por Carlos César, de estarem envolvidos na decisão de Duarte Ponte não comparecer pessoalmente perante a comissão.

No seu primeiro comentário público sobre esta matéria, Duarte Ponte salienta o seu “empenho em responder a todos e a cada um dos quesitos que a comissão elaborou” sobre a sua participação, enquanto Secretário Regional da Economia, no processo que é objeto do inquérito parlamentar.

A decisão de Duarte Ponte de não prestar declarações presencialmente na comissão foi criticada pelo PSD/Açores, alegando que o depoimento do ex-secretário regional da Economia é essencial para o total esclarecimento da situação.

Na nota hoje divulgada, Duarte Ponte recorda que, segundo o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, “apenas os membros do governo regional têm a obrigação de responder politicamente perante a Assembleia”, acrescentando que sempre o fez enquanto foi titular de um cargo no executivo.

Duarte Ponte refere ainda que nunca se escusou a responder politicamente sobre o processo de construção dos dois navios enquanto teve responsabilidades governativas, mas acrescenta que se recusa “estar sujeito a estratégias meramente partidárias há muito definidas e que vão muito para além da legítima vontade em apurar se o interesse regional foi salvaguardado neste processo”.

Por outro lado, salienta que o Tribunal de Contas já procedeu a auditorias à empresa Atlanticoline que incidiram sobre o período em que desempenhava o cargo de Secretário Regional da Economia, considerando que o processo está “devidamente auditado pela única entidade que tem a competência de apurar responsabilidades financeiras”.

A comissão de inquérito, inicialmente proposta numa inédita iniciativa conjunta dos partidos da oposição parlamentar e depois aprovada também com os votos da maioria socialista, pretende esclarecer os contornos do processo de construção dos dois navios encomendados pelas autoridades regionais para o transporte de passageiros entre as ilhas.

Em abril de 2009, o governo açoriano recusou o navio Atlântida, alegando que não cumpria os requisitos definidos contratualmente, tendo algum tempo depois manifestado também desinteresse no navio Anticiclone, que ainda estava em fase de construção.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados