Autor: Ana Carvalho Melo
Os navios de cruzeiro Voyager of the Seas e Norwegian Spirit trazem à cidade e à ilha cerca de 5000 passageiros e 2500 tripulantes, revela nota enviadaà comunicação social pela Portos dos Açores, S.A.
Por volta das 7h00 é aguardado o regresso a Ponta Delgada do Voyager of the Seas, navio que nos tem visitado com regularidade e que se encontra a efetuar uma viagem transatlântica entre New Orleans e Barcelona, incluindo o seu roteiro paragens em Ponta Delgada, Málaga e Cartagena. Inaugurado em novembro de 1999, foi construído na Finlândia pelos estaleiros Kvaerner Masa-Yards, em Turku. Tem 311 m de comprimento, 38.6 m de largura, 8.8 m de calado, desloca 137 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3838 hóspedes e 1176 tripulantes.
Pelas 9h00 está prevista a chegada do Norwegian Spirit, devendo zarpar pelas 18.00. Inaugurado em Outubro de 1998, foi construído nos estaleiros Mayer Werft e é pertença da Norwegian Cruise Line. Começou a sua carreira ao serviço da Star Cruises, parceira da Norwegian, com a designação SuperStar Leo e esteve durante alguns anos a fazer cruzeiros no sudeste asiático. Com 268m de comprimento, 32m de largura e 7,9m de calado, desloca 75,338 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para transportar 2475 passageiros e 1180 tripulantes. Esta será a escala inaugural do Norwegian Spirit nos Açores, aquando do seu reposicionamento na Europa, algo que acontece pela primeira vez com este navio. Proveniente de Miami tem como destino Barcelona, home port para a temporada de verão que vai efetuar no mediterrâneo.
Entretanto o navio Braemar que estava previsto estar e Ponta Delgada esta terça-feira cancelou a sua paragem por Ponta Delgada.
Notícia atualizada às 19h06