Açoriano Oriental
Covid-19
Doente de 90 anos infetado no hospital de Ponta Delgada

O responsável da Autoridade de Saúde Regional revelou que um doente de 90 anos do hospital do Divino Espírito Santo (HDES) de Ponta Delgada está entre os infetados através da cadeia de transmissão detetada nesta instituição.

Doente de 90 anos infetado no hospital de Ponta Delgada

Autor: Ana Carvalho Melo

“Neste momento no apuramento que fizemos nos contactos próximos e nos testes a profissionais de saúde e a doentes verificamos que há para já um doente infetado pelo novo coronavírus”, revelou ontem Tiago Lopes, em conferência de imprensa.
Em relação aos profissionais de saúde do HDES infetados com o Covid-19, o diretor regional revelou que ontem ainda iam ser realizados mais testes, de forma “a salvaguardar o aparecimento de novas situações”.

“Ate à data, e sem contar com todos que vão ser testados durante a tarde de hoje [domingo], já testamos mais de 130 profissionais de saúde na Região. No entanto, maior parte destes profissionais teve resultado negativo”, destacou.

O responsável explicou também que muitos dos profissionais de saúde que estão a ser testados não têm qualquer ligação epidemiológica, dado que não viajaram nem contactaram com ninguém do exterior, mas que por terem tido contacto com casos positivos estão a ser testados.

Por outro lado, o diretor regional da Saúde revelou que ainda não foram decididas medidas adicionais no hospital de Ponta Delgada, para além do encerramento de uma enfermaria. “O conselho de administração está a aguardar os resultados da recolha destas amostras biológicas e o seu processamento a nível laboratorial para depois procurar uma solução em termos de reorganização da funcionalidade interna do hospital”, afirmou, revelando que essa decisão deverá ser conhecida hoje.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados