Açoriano Oriental
Dívida financeira do setor público empresarial dos Açores atinge os 800,1 ME

A dívida financeira das entidades do Setor Público Empresarial Regional (SPER) dos Açores totaliza 800,1 milhões de euros, segundo a proposta de Orçamento de 2024, entregue hoje no parlamento regional.

Dívida financeira do setor público empresarial dos Açores atinge os 800,1 ME

Autor: Lusa

De acordo com o documento, a que a Lusa teve acesso, em 30 de junho, a região participava, direta e indiretamente, em 25 empresas, sendo que em seis delas tem uma participação minoritária, em cinco participação maioritária e em 14 é detentora da totalidade do capital.

A carteira de participações diretas da região nas entidades empresariais atingia 474,2 milhões de euros, refere-se na proposta de Orçamento para 2024.

A situação patrimonial das empresas que constituem o SPER apontava para um ativo de 2.900,2 milhões de euros, sendo que, deste montante, 229 milhões de euros eram referentes às empresas públicas regionais (EPR).

Os capitais próprios totalizavam 731,8 milhões de euros, dos quais 10,7 milhões de euros são referentes às EPR.

No caso específico do Grupo SATA, que se encontra sob um plano de reestruturação viabilizado pelo Comissão Europeia, a dívida da Sata Air Açores, em 30 de junho, era de 290,3 milhões de euros e da Sata Internacional era de 756 mil euros.

A proposta de Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024 aumentou para 740 milhões de euros, mais seis milhões face à anteproposta apresentada aos parceiros sociais, devido ao reforço de verbas inscritas no Orçamento do Estado.

“Trata-se de um plano que aponta para 740 milhões de euros de investimento público, mais 15% em relação ao plano de 2023, o que é significativo”, realçou hoje José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), após a entrega no parlamento açoriano, na Horta, das propostas de Plano e Orçamento para 2024, as últimas desta legislatura.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados