Açoriano Oriental
Diretora Regional destaca, na Madeira, programas implementados pelo Governo dos Açores na área das dependências

A diretora regional de Prevenção e Combate às Dependências destacou esta segunda-feira, no Funchal, as diversas ações e tipos de intervenção que estão a ser implementados nos Açores no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências.

Diretora Regional destaca, na Madeira, programas implementados pelo Governo dos Açores na área das dependências

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

“Temos vindo a priorizar e a ampliar a abordagem e as respostas no âmbito dos comportamentos aditivos e dependências, numa perspetiva transversal, intersetorial e integrada”, disse Suzete Frias, citada em nota do Gacs, no âmbito das I Jornadas Atlânticas para a Dissuasão da Toxicodependência.



Na ocasião, a diretora regional salientou a preocupação governamental e social em relação aos comportamentos aditivos sem substância, como sejam a dependência de ecrãs e jogos online e a dinheiro.



“Estas problemáticas contêm em si riscos e custos aos quais é importante fazer face pelas consequências e impacto que têm na vida da pessoa, das famílias e da sociedade”, frisou.



Acrescenta a nota que Suzete Frias alertou ainda para a prevalência dos comportamentos aditivos na adolescência e para a importância de os governos atuarem de forma preventiva e precoce.



Nos Açores estão a ser implementados dois programas neste âmbito, nomeadamente o 'Trajeto Seguro 0', de intervenção junto de grávidas como estratégia promotora de vínculos, e o 'Prevenir em Família e Comunidade', de capacitação parental e promoção de vínculos familiares.



A diretora regional recordou também o estudo 'Projeto Vida+', que está a ser desenvolvido pelo Executivo açoriano em parceria com a Universidade dos Açores, e que tem como objetivos gerais a caraterização dos comportamentos aditivos.



“São os resultados obtidos com este estudo que vão consubstanciar as medidas em desenvolvimento e as necessárias a implementar, permitindo concluir o Plano de Ação Regional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e das Dependências 2018-2020”, frisou.



Suzete Frias sublinhou ainda a estreita cooperação existente entre os governos regionais dos Açores e da Madeira em áreas essenciais, como o receituário de medicamentos e os comportamentos aditivos e dependências e da promoção de hábitos de vida saudáveis.

   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados