Saúde

Diabetes afecta 250 milhões de pessoas


 

Lusa/AO   Nacional   14 de Nov de 2008, 05:26

A má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para a diabetes, doença que afecta actualmente cerca de 250 milhões de pessoas em todo o Mundo e cujo Dia Mundial se celebra hoje.

Em Portugal, a diabetes afecta entre 400 a 500 mil pessoas, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, entidade que organiza sábado, nas Caldas da Rainha, um Fórum reunindo várias organizações e associações ligadas ao combate à doença.

    Responsável por cerca de cinco por cento das mortes anuais no Mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes poderá afectar 500 milhões de pessoas em 2030 se até não forem tomadas medidas adequadas, refere a organização num comunicado.

    Cerca de 80 por cento das pessoas afectadas pela Diabetes vivem em países de baixos e médios rendimentos e a maioria dos doentes são de meia-idade, entre os 45 e os 64 anos, e não idosos.

    A OMS recorda que uma má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para esta doença, que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efectiva a insulina.

    O açúcar no sangue é um efeito comum da diabetes, doença que com o decorrer do tempo provoca graves danos e muitos órgãos do corpo humano.

    O Dia Mundial da Diabetes, efeméride com que se pretende gerar uma maior consciência mundial sobre a doença, é centrado este ano nas crianças e nos adolescentes.

    Diariamente, cerca de 200 menores de 14 anos são afectados pela diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e o número de casos aumenta três por cento anualmente.

    Nas crianças em idade pré-escolar, o aumento ronda os seis por cento ao ano.

    A campanha deste ano pretende consciencializar o público sobre alguns sintomas precursores da diabetes de tipo 1, como urinar frequentemente, perda rápida de peso, falta de energia e muita sede.

    A diabetes de tipo 2, associada habitualmente ao excesso de peso e à falta de exercício, é considerado um problema de adultos, mas é cada vez mais diagnosticada em crianças.

    O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de Novembro, data do nascimento de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve um papel determinante na descoberta da insulina em 1922, uma hormona que permite tratar os diabéticos e salvar-lhes a vida.

    Para celebrar o dia, cerca de 800 monumentos em todo o Mundo vão estar iluminados com uma cor azul, entre eles o célebre jacto de água do Lago Leman, em Genebra.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.