Autor: Lusa/AO On line
Além dos habituais encerramentos de vias ao trânsito automóvel e seminários, haverá entradas gratuitas, por exemplo, no ferry-boat, de bicicleta, no trajeto entre Caminha e La Guardia.
Também em Viana do Castelo será à ‘borla’ a circulação em mini autocarro elétrico e no município de Esposende decorrem campanhas de sensibilização e eco-oficinas.
Na Póvoa do Lanhoso, é realizado um peddy-paper e jogos tradicionais, enquanto em Vila Nova de Famalicão pode-se fazer um passeio noturno de bicicleta.
No Porto, o dia é assinalado desde o ‘funcionamento’ de uma escolinha de trânsito até uma corrida de carrinhos movidos a energia solar.
Mais para o Centro, em Coimbra é apresentado um novo programa de mobilidade, assim como o primeiro Ponto de Carregamento para Veículos Elétricos, o que também acontece em Aveiro, Leiria, Torres Novas, Évora e Faro.
Na capital do país, a tónica estará nas bicicletas e outros ‘eco-veículos’, depois de nesta madrugada se ter reduzido a zero as emissões de carbono no Marquês de Pombal.
Seguindo literalmente a proteção do ambiente, em Almada a entrega de lixo dará direito a viagens grátis em vários transportes públicos.
Na Moita, haverá outros ‘eco’ transportes, como passeios de charretes, enquanto no Seixal decorre um passeio a pé no Núcleo Urbano Antigo.
Em Setúbal, apresenta-se o programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade e em Vila Real de Santo António será monitorizada a qualidade de ar e do nível de ruído.
Nas Regiões Autónomas, hoje Angra do Heroísmo tem um passeio de bicicletas e demonstração de veículos híbridos, enquanto no Funchal há uma “Volta em Autocarro”.