Açoriano Oriental
Dia Europeu sem carros assinalado hoje nas ilhas e no Continente
O Dia europeu Sem Carros é hoje assinalado pela 10ª.vez e encerra a semana europeia da mobilidade com iniciativas por todo o país ecoando as mesmas mensagens: melhor ambiente e mobilidade.

Autor: Lusa/AO On line

Além dos habituais encerramentos de vias ao trânsito automóvel e seminários, haverá entradas gratuitas, por exemplo, no ferry-boat, de bicicleta, no trajeto entre Caminha e La Guardia.

Também em Viana do Castelo será à ‘borla’ a circulação em mini autocarro elétrico e no município de Esposende decorrem campanhas de sensibilização e eco-oficinas.

Na Póvoa do Lanhoso, é realizado um peddy-paper e jogos tradicionais, enquanto em Vila Nova de Famalicão pode-se fazer um passeio noturno de bicicleta.

No Porto, o dia é assinalado desde o ‘funcionamento’ de uma escolinha de trânsito até uma corrida de carrinhos movidos a energia solar.

Mais para o Centro, em Coimbra é apresentado um novo programa de mobilidade, assim como o primeiro Ponto de Carregamento para Veículos Elétricos, o que também acontece em Aveiro, Leiria, Torres Novas, Évora e Faro.

Na capital do país, a tónica estará nas bicicletas e outros ‘eco-veículos’, depois de nesta madrugada se ter reduzido a zero as emissões de carbono no Marquês de Pombal.

Seguindo literalmente a proteção do ambiente, em Almada a entrega de lixo dará direito a viagens grátis em vários transportes públicos.

Na Moita, haverá outros ‘eco’ transportes, como passeios de charretes, enquanto no Seixal decorre um passeio a pé no Núcleo Urbano Antigo.

Em Setúbal, apresenta-se o programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade e em Vila Real de Santo António será monitorizada a qualidade de ar e do nível de ruído.

Nas Regiões Autónomas, hoje Angra do Heroísmo tem um passeio de bicicletas e demonstração de veículos híbridos, enquanto no Funchal há uma “Volta em Autocarro”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados