Saúde

Desfibrilhador automático usado pela primeira vez em espaço público


 

Lusa/AO online   Nacional   10 de Dez de 2010, 16:55

Um centro comercial, em Lisboa, foi esta sexta-feira palco da primeira utilização de um desfibrilhador automático externo disponível num espaço público para assistir um homem que teve uma paragem cardiorrespiratória, anunciou o INEM.
O caso ocorreu pelas 16:08 locais, quando um dos visitantes do Centro Comercial Colombo, com cerca de 60 anos de idade, sofreu uma paragem cardíaca, que foi identificada pelos vigilantes.

Os vigilantes, acrescenta o Instituto Nacional de Emergência Médica, seguiram o protocolo definido para estas situações.

Foi então utilizado um dos aparelhos disponíveis no local e realizadas manobras de suporte básico de vida, tendo sido recomendada a aplicação de um choque.

A intervenção resultou na recuperação do batimento cardíaco e ventilação espontânea por parte da vítima, assistida no local pelas equipas do INEM e transportada para o Hospital de Santa Maria, onde deu entrada na urgência.

Segundo o INEM, 45 entidades licenciaram programas de desfibrilhadores automáticos externos, relativos a 102 aparelhos em 74 espaços públicos.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.