Desemprego baixa nos Açores

 A região do Algarve foi a que registou o maior aumento do desemprego registado em Novembro face ao mesmo mês de 2007, ao mesmo tempo que foi nos Açores que se verificou a única quebra.


    De acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), os desempregados inscritos nos centros de emprego do Algarve aumentaram 15,8 por cento em Novembro em relação ao mês homólogo de 2007.

    Esta foi a maior taxa de crescimento do desemprego registado, com seis das sete regiões a apresentarem agravamentos da situação.

    Por outro lado, os Açores foram a única região onde se verificou uma redução do desemprego, de 4,6 por cento, completamente em contraciclo face aos valores nacionais.

    O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu 2,9 por cento em Novembro face ao mês homólogo de 2007, prolongando a tendência de aumento iniciada em Outubro e registando a subida mais alta de há três anos.

    Em termos mensais, o número de desempregados registou o maior agravamento no Algarve, tal como se passou em termos homólogos, verificando-se uma subida de 35,8 por cento.

    No conjunto do país, em Novembro, o número de desempregados inscritos subiu 1,9 por cento face a Outubro.

    Nesta comparação, o Alentejo foi a única região que revelou uma redução do número de desempregados registados, igual a 3,3 por cento.

    No Norte, a região do país que concentra o maior número de desempregados (44,4 por cento do total), ocorreu um crescimento homólogo de 2,4 por cento e uma subida mensal de 0,5 por cento.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024