Desemprego baixa nos Açores

 A região do Algarve foi a que registou o maior aumento do desemprego registado em Novembro face ao mesmo mês de 2007, ao mesmo tempo que foi nos Açores que se verificou a única quebra.


    De acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), os desempregados inscritos nos centros de emprego do Algarve aumentaram 15,8 por cento em Novembro em relação ao mês homólogo de 2007.

    Esta foi a maior taxa de crescimento do desemprego registado, com seis das sete regiões a apresentarem agravamentos da situação.

    Por outro lado, os Açores foram a única região onde se verificou uma redução do desemprego, de 4,6 por cento, completamente em contraciclo face aos valores nacionais.

    O número de desempregados inscritos nos centros de emprego cresceu 2,9 por cento em Novembro face ao mês homólogo de 2007, prolongando a tendência de aumento iniciada em Outubro e registando a subida mais alta de há três anos.

    Em termos mensais, o número de desempregados registou o maior agravamento no Algarve, tal como se passou em termos homólogos, verificando-se uma subida de 35,8 por cento.

    No conjunto do país, em Novembro, o número de desempregados inscritos subiu 1,9 por cento face a Outubro.

    Nesta comparação, o Alentejo foi a única região que revelou uma redução do número de desempregados registados, igual a 3,3 por cento.

    No Norte, a região do país que concentra o maior número de desempregados (44,4 por cento do total), ocorreu um crescimento homólogo de 2,4 por cento e uma subida mensal de 0,5 por cento.

PUB

Premium

O processo que investigou fraude no Serviço Regional de Saúde passou de 16 arguidos e 55 crimes para oito arguidos e 18 crimes, um número que pode baixar para seis arguidos se o Ministério Público aceitar a suspensão provisória do processo, proposto pelo juiz de instrução, ontem, durante a leitura da decisão instrutória.