Açoriano Oriental
Depressão 'Diana' a caminho dos Açores com ventos fortes e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a próxima terça-feira a passagem da depressão ‘Diana’ a oeste do arquipélago dos Açores, provocando um “aumento significativo” da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região.

Depressão 'Diana' a caminho dos Açores com ventos fortes e agitação marítima

Autor: Lusa/Ao online

Segundo um comunicado do IPMA, está prevista que aquela depressão comece logo a afetar o arquipélago a partidas 18:00 de segunda-feira (17:00 nos Açores) no grupo Ocidental, com “vento forte com rajadas que se irão intensificando”, podendo atingir os 130 quilómetros/hora (Km/h) durante o dia de terça-feira e ondas de sudoeste que poderão atingir os nove metros.

Para as OO:00 de terça-feira (23:00 de segunda, nos Açores), com deslocamento para este-nordeste, está previsto que a depressão provoque "um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região, particularmente nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”.

Para o grupo Central, é esperado, a partir das 09:00 de terça-feira, vento forte com rajadas da ordem dos 120 Km//h e ondas que poderão atingir também os nove metros.

O grupo Oriental será o que menos sentirá os efeitos da depressão ‘Diana’, “pelo que ainda não se prevê, segundo os critérios de emissão de avisos, necessidade de emissão de qualquer aviso”, refere o IPMA.

“Uma depressão, em fase de cavamento, denominada ‘Diana’, deverá condicionar o estado do tempo a partir de segunda-feira, 26 de novembro, com um aumento significativo da intensidade do vento bem como da agitação marítima nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”, diz o IPMA.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados