Açoriano Oriental
Daniel Pinto sagra-se campeão Nacional de Iniciados de 2008
O jovem piloto Daniel Pinto sagrou-se campeão Nacional de Iniciados de 2008, no Grande Prémio dos Açores
Daniel Pinto sagra-se campeão Nacional de Iniciados de 2008

Autor: Susete Rodrigues

Foi na estreia da nova pista de motocross Soluções M, uma organização do Rosinhas V. Clube, que Daniel Pinto conseguiu fazer um segundo e um primeiro lugar, que lhe valeram o título neste escalão esta temporada, numa prova que considerou bem disputada.

"Tive uma boa disputa na 1ª e 2ª mangas. Apesar de ter arrancado mal na 1ª manga, consegui recuperar. Na 2ª manga tive uma arranque melhor e correu bem até ao fim", afirmou o piloto.

O actual campeão de Iniciados afirmou ainda que o campeonato Nacional foi "um pouco mal disputado porque tanto eu como o meu adversário (Duarte Claro) tivemos muitas dificuldades em termos de quedas nas provas".

Questionado sobre a nova pista, Pinto diz que "é totalmente diferente das outras em que já corri cá. Uma pista muito rápida".

À entrada para esta prova, oito pontos separavam Daniel Pinto de Duarte Claro, que conseguiu sagrar-se vice-campeão de 2008.

Duarte Claro foi segundo na primeira manga e primeiro na segunda.

Bruno Serra termina em quinto

Bruno Serra, que já há algumas épocas disputa o Nacional de Iniciados, termina a época em quinto lugar, um objectivo alcançado, tendo sido o melhor açoriano.

"Esta prova correu bem, fiquei em quarto lugar nas duas mangas e correspondeu às minhas expectativas, porque consegui o quinto lugar no campeonato", disse.

Numa pista que considera boa em que destaca as zonas dos saltos, Bruno Serra afirma que em termos do nacional, o campeonato foi difícil porque "há muita concorrência". Por isso para a próxima temporada promete fazer mais e melhor.

Saliente-se que o segundo melhor açoriano foi Ruben Oliveira, seguido de Paulo Caldeira. Micaela Benevides terminou em 13º e Rafael Botelho - que disputa o Nacional - foi 14º.

Em termos de organização, tudo correu pelo melhor, pese embora o facto de na 2ª manga de Iniciados ter havido uma quebra do mecanismo da grelha de partida, nada que não fosse resolvido "à moda antiga", como afirmou José Leonardo, presidente do Rosinhas V. Clube.

Os jovens João Ponte e Rodrigo Raposo sofreram duas quedas e tiveram que ser transportados ao hospital. De acordo com a organização com João Ponte tudo está bem. Rodrigo Raposo sofreu "algumas mazelas físicas, fala-se na fractura de um braço, mas nada de grave", afirmou José Leonardo.

Paulo Alberto vence nos Elites

O piloto continental, actual campeão Nacional de Supercross, na categoria de SX2, Paulo Alberto, foi o vencedor do GP dos Açores em Elites, depois de travar uma interessante luta com Nélson Silva.

Nélson Silva largou nas duas mangas em primeiro lugar, mas acabou por ser ultrapassado por Alberto, que assim que alcançou a liderança nas mangas, não deu hipóteses aos seus adversários.

Hugo Santos e Luís Cardoso, protagonizaram uma interessante luta pelo último lugar do pódio. Santos foi terceiro na 1ª manga e Luís Cardoso quarto. Na segunda manga Cardoso foi segundo e Santos quarto. No final Cardoso conseguiu o terceiro lugar.

Entre os açorianos - recorde-se que esta foi a penúltima prova do regional - Nélson Ventura, ao ser o quinto da geral, leva a discussão do título para a ilha do Faial, onde se realizará a última prova. Ventura travou uma excelente luta com Marco Garcia, tendo desta vez levado a melhor.

Nélson Ventura foi quinto nas duas mangas e Marco Garcia fez um sexto lugar na primeira manga e sétimo, na segunda.

Abel Carreiro e Tiago Gonzaga campeões

Na classe dos Infantis esta foi a última prova do Campeonato de Motocross dos Açores, que consagrou Abel Carreiro nos Infantis A, e Tiago Gonzaga é campeão nos Infantis B.

Na primeira e segunda mangas da prova, e nos A, Abel Carreiro foi o vencedor; enquanto que a segunda posição, também nas duas mangas e na geral, foi para o piloto continental, Gonçalo Carvalho.

Nos Infantis B, Tiago Gonzaga também fez dobradinha nas duas mangas, sagrando-se campeão de 2008.

Na segunda posição da geral e vice-campeã dos Infantis B ficou Beatriz Silva, seguida da sua irmã gémea, Sara Silva.

A terminar a classificação geral dos Infantis B, encontra-se Gonçalo Medeiros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados