Costa portuguesa sob aviso amarelo devido à ondulação

A costa portuguesa está sob aviso amarelo devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas a chegar aos cinco metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


 

De acordo com o ‘site’ do IPMA na Internet, os 10 distritos que fazem parte da costa - Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga - estão sob aviso amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro) até às 18:00 de hoje.

Para estes distritos estão previstas ondas de noroeste, com quatro a cinco metros.

Para hoje, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros em geral fracos, mais prováveis nas regiões do litoral norte e centro até ao fim da manhã.

No Minho e Douro Litoral estão previstos períodos de chuva, por vezes fortes, para o fim do dia.

Há ainda a previsibilidade de queda de neve acima de 1.500 metros até ao final da manhã. O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, rodando para o quadrante sul a partir da tarde, e aumentando para moderado a forte no litoral oeste para o final do dia.

Nas terras altas, o vento soprará moderado a forte do quadrante oeste, aumentando para forte com rajadas da ordem de 80 km/h para o final do dia.

Em Lisboa estão previstos 19 graus celsius de máxima, com o céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes.

No Porto, o céu estará também geralmente muito nublado, com aguaceiros, passando a períodos de chuva a partir do fim da tarde. As máximas esperadas rondam os 18 graus.

Faro e Beja vão ser as cidades mais quentes, com 20 graus, enquanto o termómetro na Guarda não irá ultrapassar os nove de máxima. Em Viseu, Vila Real e Bragança estão previstos 13 graus de máxima, enquanto em Viana do Castelo e Coimbra são esperados 18 e 17 em Braga.

Nos Açores, Ponta Delgada deverá chegar aos 21, enquanto Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo aos 20.

Na Madeira são esperados 23 graus de máxima, no Funchal.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA