Açoriano Oriental
Cooperativas de S. Jorge assinam acordo com Governo para recuperação financeira
O Governo dos Açores vai assinar na quarta-feira um acordo de cooperação com a Uniqueijo com vista à recuperação financeira das cooperativas de São Jorge, anunciou hoje o secretário regional dos Recursos Naturais.
Cooperativas de S. Jorge assinam acordo com Governo  para recuperação financeira

Autor: Lusa/AO Online

Segundo explicou Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas, na cidade da Horta, o protocolo prevê que a união das cooperativas de S. Jorge, a Uniqueijo, recorra a um empréstimo bancário de 1 milhão de euros com vista à sua reestruturação financeira, bem como a renegociação de empréstimos antigos.

O governante garantiu, no entanto, que o papel do Governo Regional neste acordo é apenas de intermediário e que a Região "não vai pagar" o passivo de nenhuma cooperativa.

"Sempre dissemos e continuamos a dizer que não suportaremos qualquer passivo da Uniqueijo ou de qualquer cooperativa que tenha a ver com a situação financeira que encontrámos", explicou o titular da pasta da Agricultura no arquipélago.

Este protocolo visa apenas "concentrar esforços" no âmbito da gestão do processo de fabrico e comercialização do queijo de São Jorge, que será acompanhado por uma comissão técnica de avaliação, explicou.

"Essa comissão irá avaliar a situação da empresa, com bastante periodicidade, e propor alterações em matéria de gestão, que permitam encontrar um caminho para a viabilização das cooperativas", adiantou Neto Viveiros.

O secretário regional lembrou que o queijo de São Jorge "é um produto emblemático" dos Açores, que pode trazer um "retorno financeiro muito significativo" para a indústria queijeira da ilha.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados