Autor: Lusa/AO Online
O programa "Inov Social", o alargamento das condições de acesso ao subsídio de desemprego e o aumento das pensões foram medidas anunciadas na semana passada, na Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, José Sócrates, durante a abertura do debate do programa do Governo.
Segundo as estimativas então avançadas por José Sócrates, o aumento das pensões decretado pelo Governo, tendo em conta a inflação verificada, representará uma subida do poder de compra superior a dois por cento para os pensionistas com prestações mais baixas.
Com o alargamento das condições de acesso ao subsídio de desemprego, o primeiro-ministro referiu no Parlamento que o objectivo foi "reforçar a protecção social", mas também "ir ao encontro das pretensões "de alguns parceiros sociais e de algumas forças políticas".
"O Governo entende que, neste período, o subsídio de desemprego seja atribuído a todos os desempregados com pelo menos um ano de descontos nos últimos dois anos antes da situação de desemprego", disse.
Já em relação ao Inov Social, que hoje também será aprovado em Conselho de Ministros, o executivo diz que apoiará a colocação em instituições sociais de mil jovens quadros por ano, de modo a apoiar a sua modernização e a favorecer o emprego dos jovens.