Açoriano Oriental
Confrontos entre manifestantes e soldados em frente da sede do governo
Confrontos entre manifestantes e soldados foram hoje registados em frente da sede do governo no Cairo, onde ativistas hostis ao poder militar estão acampados desde finais de novembro, afirmaram testemunhas.
Confrontos entre manifestantes e soldados em frente da sede do governo

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma testemunha, Moustapha Chechtui, os confrontos ocorreram depois de um manifestante ferido ter contado que tinha sido detido e espancado por soldados, provocando a cólera dos outros manifestantes, que começaram a atirar pedras contra os militares.

Os soldados responderam com tiros para o ar e canhões de água, atirando de novo as pedras para os manifestantes.

Segundo Mona Seif, militante dos direitos cívicos, os militares também lançaram cadeiras a partir do teto do parlamento, situado na proximidade.

Seif garantiu que os feridos tinham sido transportados para um hospital vizinho.

Manifestantes estão acampados desde 25 de novembro em frente da sede do governo, a centenas de metros da praça Tahrir no centro da cidade, para protestar contra a nomeação pelo exército de Kamal el-Ganzuri, um antigo primeiro-ministro do presidente deposto Hosni Mubarak, para dirigir o governo.

Os manifestantes também pedem a transferência imediata do poder do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), que dirige o país desde a queda de Hosni Mubarak em fevereiro, para uma autoridade civil.

O Egito está a realizar desde finais de novembro eleições legislativas, que decorrem durante vários meses e que foram marcadas até à data pelo domínio de formações islamitas.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.