Autor: Luisa Couto
É que, segundo informação disponibilizada pelo presidente do conselho de administração da Portos dos Açores, estão ultrapassados os constrangimentos que se prendiam com autorizações para as ligações entre a caixa de manobras e as tubagens das petrolíferas, procedimento que irá dar como terminada a operacionalização do fornecimento de combustível no Cais de Cruzeiros.
Em declarações ao Açoriano Oriental, Carlos Adalberto Silva esclarece que todo o material necessário para a conclusão dos trabalhos já se encontra disponível, à excepção de uma válvula que foi recentemente solicitada. Ainda no que respeita ao processo de ligações entre o pipeline e o cais das Portas do Mar, o responsável adiantou que, apesar de se tratar de um trabalho minucioso, o mesmo não se deverá estender por mais de um mês.
Recorde-se, a propósito, que a construção do pipeline não fazia parte do projecto inicial do Cais de Cruzeiros das Portas do Mar.
Esta situação acabou por fazer com que os navios que fazem escala no Cais de Cruzeiros tenham de desembarcar os passageiros, seguindo depois para o cais comercial, situado a alguns metros de distância, a fim de abastecerem. Por essa razão foi consignada a um consórcio de empresas a obra de ligação entre as estruturas das Portas do Mar e do porto comercial de Ponta Delgada (onde actualmente os navios são obrigados a ir abastecer) através de um ponto de ligação junto ao Cais da Sardinha.
Em declarações ao Açoriano Oriental, Carlos Adalberto Silva esclarece que todo o material necessário para a conclusão dos trabalhos já se encontra disponível, à excepção de uma válvula que foi recentemente solicitada. Ainda no que respeita ao processo de ligações entre o pipeline e o cais das Portas do Mar, o responsável adiantou que, apesar de se tratar de um trabalho minucioso, o mesmo não se deverá estender por mais de um mês.
Recorde-se, a propósito, que a construção do pipeline não fazia parte do projecto inicial do Cais de Cruzeiros das Portas do Mar.
Esta situação acabou por fazer com que os navios que fazem escala no Cais de Cruzeiros tenham de desembarcar os passageiros, seguindo depois para o cais comercial, situado a alguns metros de distância, a fim de abastecerem. Por essa razão foi consignada a um consórcio de empresas a obra de ligação entre as estruturas das Portas do Mar e do porto comercial de Ponta Delgada (onde actualmente os navios são obrigados a ir abastecer) através de um ponto de ligação junto ao Cais da Sardinha.