Açoriano Oriental
Colecção Rostropovitch fica instalada em São Petersburgo
O milionário russo Alicher Usmanov disse que a colecção de arte reunida pelo violoncelista Mstislav Rostropovitch, que adquiriu recentemente, ficará instalada no Palácio Constantino, em São Petersburgo, onde o presidente Putin recebe convidados especiais.

Autor: Lusa / AO online

"Quis respeitar a vontade de Galina Vichnevskaia (cantora lírica viúva de Rostropovitch) de ver a colecção num dos palácios de São Petersburgo", a antiga capital imperial, disse Usmanov à agência Ria-Novosti.

"Tive conhecimento de que um dos palácios recentemente restaurados ainda não tinha a sua própria colecção de arte (...) e foi decidido instalar nele a colecção", acrescentou.

Restaurado por ocasião do tricentenário da capital imperial, o Palácio Constantino, situado em Strelna, a 15 quilómetros de São Petersburgo, é utilizado pelo presidente russo, Vladimor Putin, para nele receber hóspedes estrangeiros, como aconteceu durante a cimeira do G8 em Julho de 2006.

Alicher Usmanov, um magnata do gás, da metalurgia e media próximo do Kremlin, comprou em meados de Setembro as obras de arte coleccionadas pelo famoso maestro e violoncelista russo e pela mulher, que estavam para ser vendidas em Londres pela leiloeira Sotheby's por 72 milhões de dólares, para a oferecer ao Estado Russo.

A colecção de Rastropovitch-Vichnevskaia é composta por 450 lotes de artes de arte russa dos séc. XVIII-XX, que inclui quadros de conhecidos pintores russos, móveis e porcelanas, reunidos durante 30 anos.

Entre as obras mais importantes encontram-se o retrato de Aurora Demidova, do pintor russo do séc. XIX Karl Briulov, também conhecido por ter pintado o quadro "Assassinato de Inês de Castro".

Fazem igualmente parte da colecção outros famosos pintores russos como Ivanov, Grigoriev, Borovikovski, Rerikh.

O acervo inclui ainda a tabaqueira de prata, avaliada em cerca de 300 mil euros, oferecida pela czarina Catarina II a um dos seus amantes, Grigori Orlov.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados