Conjuntura

Clima económico em 'forte' recuperação nos últimos cinco meses

Clima económico em 'forte' recuperação nos últimos cinco meses

 

Lusa / AO online   Economia   20 de Out de 2009, 12:18

O indicador de clima económico, disponível até Setembro, apresentou um "forte aumento" nos últimos cinco meses, após registar em Abril o valor mais baixo da série, segundo a informação divulgada esta terça-feira pelo INE.
Segundo a síntese económica de conjuntura, elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística, o indicador de confiança dos consumidores e as expectativas de desemprego mantiveram igualmente a tendência de queda em Portugal.

Os indicadores de consumo privado e de investimento (FBCF) apresentaram, por sua vez, movimentos ascendentes nos últimos meses, após terem atingido em Março os mínimos históricos das respectivas séries.

De acordo com o INE, "o indicador de consumo privado tem vindo a registar reduções menos intensas desde Abril, o que em Agosto se deveu ao contributo menos negativo da componente de consumo duradouro, uma vez que a componente de consumo corrente voltou a desacelerar ligeiramente".

O indicador de FBCF, por seu turno, apresentou uma diminuição menos expressiva em Agosto, prolongando a trajectória ascendente iniciada em Abril, em resultado do comportamento menos negativo de todas as componentes, mas sobretudo do investimento em construção e em material de transporte.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.