Açoriano Oriental
Cimeira UE-Canadá discute hoje parceria estratégica
A cimeira UE-Canadá decorre hoje em Otava e servirá para reforçar a parceria estratégica e discutir assuntos de interesse global tanto à União Europeia (UE) como ao Canadá, caso dos conflitos na Ucrânia, Síria e Iraque.
Cimeira UE-Canadá discute hoje parceria estratégica

Autor: Lusa/AO Online

Na cimeira estarão presentes o presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que serão recebidos pelo primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

"O Canadá é um dos parceiros mais antigos e mais próximos da União Europeia. Agora que as nossas equipas de negociação concluíram o seu trabalho, tanto no [acordo] CETA como no SPA, podemos falar de uma parceria estratégica global", disse em comunicado Durão Barroso.

Na cimeira será discutida a parceira estratégica, assim como os interesses comuns aos dois blocos. A reunião assinalará ainda o fim das negociações para o Acordo de Parceria Estratégica (APE) entre a UE e o Canadá e o Acordo Económico e Comercial Global (CETA em inglês).

Em 2013, segundo dados do Eurostat, a União Europeia exportou 31,6 mil milhões de euros para o Canadá, enquanto as importações caíram para 27,3 mil milhões de euros. Isto resultou num excedente comercial de 4,3 mil milhões de euros, o maior desde 2006

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados