“Identificámos anticorpos capazes de parar todas as variedades da dengue”, garantiu Martina Beltramello, cientista do IRB.
De acordo com a cientista, a dificuldade de se produzir uma vacina prende-se com “a presença de quatro formas diferentes de vírus”.
As pessoas que sofrem de um primeiro contágio curam-se facilmente e desenvolvem anticorpos que as protegem no caso de uma segunda infecção com o mesmo tipo de vírus.
No entanto, se uma variedade diferente provocar a segunda infecção, os anticorpos podem agir na direcção oposta, indica a cientista.
“Em vez de parar a infecção, eles facilitam-na, o que pode acarretar formas hemorrágicas especialmente perigosas”, explicou Martina Beltramello.
Através do sangue de pessoas infectadas e curadas da dengue no Vietname, os cientistas da IRB isolaram três tipos de anticorpos e, mediante modificações genéticas, conseguiram neutralizar os seus possíveis efeitos negativos.
Doenças
Cientistas desenvolvem anticorpos capazes de travar o vírus da dengue
Um grupo de investigadores do Instituto de Biomedicina de Bellinzona (IRB - no sul da Suíça) desenvolveu anticorpos humanos capazes de travar o vírus da dengue, noticia esta sexta-feira o site de notícias “swiffinfo”.
Autor: Lusa/AO online
