Açoriano Oriental
Chega alerta que 24 mil açorianos estão sem médico de família

O Chega/Açores considerou “preocupante” a existência de 24.170 pessoas sem médico de família no arquipélago, citando dados transmitidos pelo Governo Regional, e defendeu que a saúde dos açorianos deve ser uma prioridade.

Chega alerta que 24 mil açorianos estão sem médico de família

Autor: Lusa

“Nos Açores há 24.170 utentes inscritos nas unidades de saúde de ilha que ainda não dispõem de médico de família. Uma realidade mais preocupante, consoante a dimensão das ilhas”, lê-se numa nota de imprensa.

Citando informações dadas pelo Governo Regional na sequência de um requerimento enviado pelo Chega, que tem um deputado na Assembleia Regional, o partido alerta que é em São Miguel que existe o maior número de utentes sem médico de família (9.521), seguindo-se Terceira (7.596), Faial, (2.928), Graciosa (1.520), Santa Maria (1.249), Flores (752), São Jorge (340), Pico (254), e Corvo (10).

O Chega é um dos partidos que suporta o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) na Assembleia Legislativa Regional.

Segundo o Chega, em 2022, o governo açoriano contratou 18 médicos de Medicina Geral e Familiar (12 para São Miguel e seis para a Terceira), estando ainda abertos concursos para a contratação de 11 médicos especialistas.

“A saúde é uma área que, desde sempre, tem preocupado o deputado José Pacheco, que defende que a saúde dos açorianos é uma prioridade que tem de ser colocada, ainda mais, na agenda política”, recorda o partido.

Na nota, o Chega alerta que só através da Medicina Geral e Familiar, “que acompanha o utente desde a nascença”, se vai conseguir aliviar as urgências hospitalares.

“Só assim se consegue atuar também na prevenção e evitar que as urgências sejam entupidas por quem precisa de lidar com um problema de saúde e não o consegue fazer nos centros de saúde, por não ter médico de família”, salienta o partido.

Em 14 de outubro de 2022, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, afirmou que o executivo pretende melhorar o acesso aos cuidados de saúde nos Açores, para garantir que 90% da população tenha médico de família até ao final desta legislatura.

O atual Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM e suportado no parlamento açoriano pelos partidos do executivo, pela IL, Chega e deputado independente, tomou posse em novembro de 2020.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados