Covid-19

Certificado digital em viagens marítimas e aéreas e acesso a lares e hospitais

A apresentação de certificado digital será obrigatória para viagens por via marítima ou aérea e nas visitas a lares e estabelecimentos de saúde, de acordo com as medidas da terceira fase de desconfinamento  anunciadas.



“Gostava de sublinhar que as visitas hospitalares passam a poder ser retomadas”, disse o primeiro-ministro, António Costa, na conferência de imprensa do final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, na qual o executivo aprovou a passagem à terceira fase de desconfinamento a partir de 01 de outubro.

António Costa referiu ainda que os grandes eventos culturais, desportivos ou corporativos, assim como os bares e as discotecas - com autorização para reabrir a partir do próximo mês – são também locais onde o certificado será exigido.

Por outro lado, nos restaurantes e nos estabelecimentos turísticos e alojamentos locais deixa de ser necessário apresentar o certificado digital, assim como nos ginásios com aulas de grupo, nos casinos, termas e spas.

O primeiro-ministro anunciou  que a evolução positiva do país no controlo da Covid-19 vai permitir que passe do atual estado de contingencia para a situação de alerta a partir de 01 de outubro.

“Estamos em condições de avançar para a terceira fase do plano [de alívio de restrições] de 29 de julho passado. Portugal passará do atual estado de contingência para a situação de alerta a partir de 01 de outubro”, declarou.


PUB

Atividades e isenção de parquímetros em determinados períodos durante o mês de dezembro são bem-vindas, mas a maioria dos comerciantes pede mais atenção para a baixa da cidade, recordando que outras artérias estão esquecidas pela autarquia