Açoriano Oriental
Cerimónia de tomada de posse Comandante da Zona Militar dos Açores
No dia 30 de outubro de 2012, pelas 11h30, realizar-se no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, a cerimónia de tomada posse do Comandante da Zona Militar dos Açores (ZMA), major general José Manuel Cardoso Lourenço.

Autor: Ana Carvalho Melo

O major general José Manuel Cardoso Lourenço nasceu em Barrô, Resende, tem 52
anos de idade e 34 anos de serviço. Foi promovido ao atual posto em 12 de outubro de
2012.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e
Órgãos do Exército, designadamente na Escola Prática de Infantaria, Academia Militar,
Estado-Maior do Exército, Comando da Instrução do Exército, Comando de Pessoal e no Centro Militar de Educação Física e Desportos, onde exerceu as funções de Comandante.

Foi, também, chefe da Repartição de Pessoal do Estado-Maior da EUROFOR, em Itália, de 2000 a 2003, integrando a força que esteve presente na Albânia no âmbito da operação JOINT GUARDIAN; e, na sequência dos Acordos de Bicesse fez parte, entre novembro de 1991 e setembro de 1992, do grupo de militares portugueses que assessorou a formação do Exército Único Angolano.

Da sua folha de serviços constam 11 louvores, dos quais 2 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, 3 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 5 por outros Oficiais Generais e 1 por outras Entidades.

Possui, ainda, várias condecorações de que se salientam, duas Medalhas de Prata de Serviços Distintos, as Medalhas de Mérito Militar de 2ª e 3ª Classe e as Medalhas de Ouro e de Prata de Comportamento Exemplar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados