Açoriano Oriental
Centenas de estudantes em luta contra corte no Superior
Centenas de estudantes do Ensino Superior estão a iniciar um desfile do Largo do Camões para a Assembleia da República, em protesto contra os cortes de verbas para o Ensino Superior e a situação em que se encontra o país.
Centenas de estudantes em luta contra corte no Superior

Autor: Lusa/AO online

"Fora daqui/ A fome, a miséria e o FMI" ou "Assim não pode ser/Os bancos a ganhar e o Ensino a perder" são algumas das palavras de ordem entoadas junto á estátua do poeta Luís de Camões.

Os estudantes reclamam mais bolsas de estudo, contestam o pagamento de propinas de "mais de mil euros por ano" e dizem que está na hora "de o Governo ir embora".

David Fonseca, 18 anos, aluno do 1.º ano de História, na Universidade Nova de Lisboa, disse à agência Lusa que os estudantes estão "fartos de cortes no ensino" e de ver as Humanidades postas de parte "em prol da Banca".

"Não queremos que haja fome nas escolas nem nas faculdades", reclamou o aluno, desabafando: "Estamos fartos de ver aqueles que conseguem uma licenciatura a acabar em call centers".

Colega de curso, Pedro Quirino, defende que é obrigação de todos os jovens, de todas as classes sociais, defender os direitos conquistados pelos pais.

"Uma geração inteira lutou pela liberdade e para termos coisas que agora estão a tentar tirar-nos", afirmou.

"A Constituição diz que temos o direito a sermos educados. Eu tenho o direito a não chover na minha Faculdade e chove porque a Faculdade não tem dinheiro", disse Pedro Quirino.

Os estudantes desfilam com faixas e cartazes até ao parlamento gritando por mais ação social e pedindo a demissão do Governo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados