Açoriano Oriental
Dia 6 de dezembro
Centenário de nascimento de José de Almeida Pavão Júnior

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, realiza sexta-feira, dia 6 de dezembro, uma homenagem a José de Almeida Pavão Júnior.

Centenário de nascimento de José de Almeida Pavão Júnior

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

 Assinalando o centenário do nascimento desta figura de relevo da cultura dos Açores, o evento integra três iniciativas a realizar na Biblioteca, instituição que dirigiu de 1990 a 1995.

O colóquio "José de Almeida Pavão: uma vida dedicada à cultura", com início pelas 14h30, inclui as comunicações "Da sábia química de Almeida Pavão", por Luiz Fagundes Duarte, "Os Xailes Negros – a série para televisão", por Zeca Medeiros e Emanuel Macedo, e "José de Almeida Pavão Júnior – um perfil, um percurso", por Maria Leonor Pavão Sequeira de Medeiros.

Segue-se, pelas 17h30, a apresentação de uma reedição do livro "Os Xailes Negros", uma iniciativa da Direção Regional da Cultura que pretende colmatar a inexistência desta obra no mercado livreiro, assim como relançar o romance que marcou a geração dos anos 80 na valorização de uma identidade açoriana.

A exposição "José de Almeida Pavão: o mestre e a escrita" será aberta ao público pelas 18 horas e estará patente até 6 de março.

Organizada em dois núcleos significativos da vida e obra de Almeida Pavão, esta exposição visa tornar público algum do espólio documental pertencente a este grande nome da cultura açoriana, documentação doada no ano de 2018.

Para esta mostra foram selecionados uma série de documentos e espécies bibliográficas representativos da temática abordada, essencialmente provenientes da livraria de Almeida Pavão Júnior e de arquivos particulares do Arquivo Regional de Ponta Delgada depositados na Biblioteca.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados