CDS-PP quer eleições a 22 de setembro, BE a 13 de outubro

O CDS-PP vai defender na quarta-feira na audiência com o primeiro-ministro a marcação das eleições autárquicas para dia 22 de setembro e o BE para o dia 13 de outubro, disseram à Lusa fontes daqueles partidos.


 

Fontes centristas disseram que o CDS-PP irá indicar o dia 22 de setembro para a realização das eleições autárquicas.

O BE vai propor o dia 13 de outubro, justificando que "é a data mais próxima dos quatro anos após as últimas eleições autárquicas", disse à Lusa fonte do Bloco.

O PS não antecipa a data que irá transmitir ao primeiro-ministro na quarta-feira, representado por uma delegação composta pelo secretário-geral, António José Seguro, e o presidente dos autarcas socialistas, Rui Solheiro.

No entanto, o vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro opôs-se hoje a qualquer intenção do Governo de marcar as eleições autárquicas para setembro, defendendo que o ato eleitoral deverá realizar-se em outubro, quando se completarem quatro anos de mandato.

O PSD e o PCP também não quiseram antecipar a data que preferem para a marcação das eleições autárquicas.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai receber na quarta-feira todos os partidos com assento parlamentar com vista à marcação das próximas eleições autárquicas.

O primeiro partido a ser recebido será o PSD, às 15:00, seguindo-se o PS às 15:30, o CDS-PP às 16:00, o PCP às 16:30, o Bloco de Esquerda às 17:00 e o Partido Ecologista "Os Verdes" às 17:30.

De acordo com o artigo 15.º da lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, "o dia da realização das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência".

Segundo o mesmo artigo, estas eleições "realizam-se entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro do ano correspondente ao termo do mandato" e "o dia dos atos eleitorais é o mesmo em todos os círculos e recai em domingo ou feriado nacional".

 

PUB