Açoriano Oriental
CDS-PP diz que Governo dos Açores está a trabalhar para aumentar ligações aéreas na Terceira

O CDS-PP/Açores referiu que o Governo Regional está a “trabalhar bem” na promoção da ilha Terceira e na criação de condições para aumentar o número de ligações aéreas para o continente, o Funchal e o estrangeiro.

CDS-PP diz que Governo dos Açores está a trabalhar para aumentar ligações aéreas na Terceira

Autor: Lusa/AO Online

“Com este Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, em 2024, serão mantidas as ligações da Terceira ao estrangeiro, nomeadamente a Boston, a Toronto, a Oakland, e inaugurada a ligação direta entre as Lajes e Nova Iorque - o aeroporto JFK -, tornando-se numa grande mais-valia para as nossas comunidades e aproximando-nos da nossa diáspora”, disse Pedro Pinto.

O deputado do CDS-PP falava no terceiro dia dos trabalhos da sessão plenária ordinária da Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, a primeira após as eleições regionais de 04 de fevereiro, onde fez uma declaração política.

Na sua intervenção, lembrou que as alterações introduzidas na gestão do aeroporto das Laje e as mudanças estratégicas e operacionais da companhia aérea SATA "possibilitaram passar a ter, já no próximo verão, nove ligações semanais ao Porto, das quais sete diárias da Azores Airlines e duas da Ryanair”.

“Haverá igualmente um reforço das ligações por parte da SATA e TAP a Lisboa tendo, de junho até outubro, a pernoita da aeronave da TAP nas Lajes, partindo na manhã seguinte, tornando-se numa mais-valia para aqueles que necessitem de chegar cedo ao continente, sendo também este um voo preferencial para o escoamento de cargas perecíveis”, acrescentou Pedro Pinto.

No debate, a socialista Andreia Cardoso referiu que, para o partido, o desenvolvimento da Terceira assenta muito no reforço do peso da ilha no turismo regional e “é fundamental defender e definir um plano de combate à sazonalidade”.

Andreia Cardoso disse que é também essencial reforçar os voos para o exterior, apoiar congressos e eventos de cariz nacional e internacional e reabrir a Pousada da Juventude “encerrada há mais de três anos”.

Paulo Gomes (PSD) aludiu às políticas do anterior executivo PS para a Terceira e disse que a maior prova do desinteresse que tinha para com a ilha “foi a falta de visão" relacionada com a requalificação e modernização da aerogare civil das Lajes, uma obra que vai ser executada pelo atual executivo.

Quanto à Pousada da Juventude, adiantou que “ainda este ano vai sofrer as obras de requalificação para depois abrir”.

Francisco Lima, do Chega, disse que assistiu a um “passa culpas” entre as bancadas do PS e PSD e chamou a atenção para a necessidade da realização de obras no edifício da aerogare das Lajes.

Também o deputado Nuno Barata (IL) referiu questões que devem preocupar: “Desde logo a situação em que se encontra a estrutura da aerogare civil das Lajes, mas não só a estrutura, [também] o funcionamento”.

Já na opinião de António Lima (BE), a Terceira possui uma “sazonalidade brutal” no turismo que é prejudicial para o setor e para a economia.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, disse que, neste momento, o turismo “é o mais dinâmico setor da atividade económica regional” e “cresce e cresce bem” na ilha Terceira.

Na aerogare civil estão previstas obras e “estão a ser feitas”, tal como em Ponta Delgada, dado que os dois aeroportos estão “pelas costuras” devido à elevada procura, justificou.

Na sessão de hoje, o parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, entre outros, um voto de congratulação pela nomeação de monsenhor António Saldanha, natural da ilha do Faial, como cónego de Santa Maria Maior, em Roma, por considerar que “enobrece e orgulha o país e a região”.

“Esta é uma honra, em especial para a ilha do Faial e para os faialenses, por verem um filho desta terra a ser investido como cónego de uma das igrejas mais importantes de Roma”, lê-se no texto apresentado por Salomé Matos (PSD).

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados