Açoriano Oriental
Política
Cavaco Silva recorre a figura lendária para pedir empenho no trabalho aos portugueses
O Presidente da República pediu hoje aos portugueses “o melhor do seu esforço” no trabalho, recorrendo ao exemplo de uma figura típica de Nelas, o moiral, aquele que levava todos os dias os rebanhos para a Serra da Estrela.
Cavaco Silva recorre a figura lendária para pedir empenho no trabalho aos portugueses

Autor: LUSA/AOnline

Num discurso realizado no novo Centro Escolar de Nelas, que inaugurou, Cavaco Silva, depois de sinalizar a educação como uma área onde não deve ser regateado investimento, regressou no tempo à figura do moiral para sublinhar os tempos de exigência que Portugal atravessa.

"Esta é uma fase da vida portuguesa que exige a todos muito trabalho. Aqui em Nelas lembramo-nos daquele que era moiral e que ao longo dos séculos conduziu os seus rebanhos para as terras altas da Serra da Estrela", apontou.

Cavaco Silva descreveu o moiral como sendo alguém para quem "não havia fins de semana, não havia férias, feriados nem pontes em nenhumas circunstâncias", mas sublinhou que não defende que os portugueses "tenham de trabalhar todos os dias".

"Esse moiral é o exemplo do trabalho que é preciso realizar para conseguir vencer. Isso deve ser recordado para estes tempos difíceis que temos à nossa frente", notou.

O Presidente da República fez questão de clarificar: "Não quer dizer que os portugueses, nos tempos que correm, tenham de trabalhar todos os dias, mas naquilo que lhes compete fazer devem colocar o melhor do seu esforço, o melhor do seu saber".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados