Capitania do Funchal prolonga aviso de agitação marítima até segunda-feira

A capitania do Porto do Funchal prolongou hoje o aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira que emitiu sábado até às 06:00 de segunda-feira.



O aviso estava em vigor até às 18:00 de hoje, mas foi prolongado com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)) sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima da região.

No documento, a capitania indica que o vento vai soprar de oeste “bonançoso a moderado, tornando-se gradualmente fraco a bonançoso a partir da noite”.

Quanto à visibilidade, indica ser “boa a moderada, temporariamente fraca durante a noite”.

Sobre a ondulação, refere que, na costa Norte, as vagas vão ser de noroeste, aumentando gradualmente até os três a quatro metros, “diminuindo para 2,5 a 3,5 metros” no final do período do aviso. Na parte sul serão na ordem dos dois metros reduzindo a partir da noite.

A autoridade marítima regional insiste na recomendação “aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”.



PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares