Açoriano Oriental
Capitania alerta para ondas de sete metros em Santa Cruz das Flores no sábado

A capitania do porto de Santa Cruz das Flores, nos Açores, alertou para o “agravamento das condições do mar” no grupo Ocidental do arquipélago, que poderá provocar ondas de sete metros de altura no sábado.

Capitania alerta para ondas de sete metros em Santa Cruz das Flores no sábado

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado de imprensa, aquela capitania “alerta para a possibilidade de agravamento das condições de mar nas ilhas do grupo Ocidental” dos Açores, formado pelas ilhas das Flores e do Corvo.

“A agitação marítima, de oeste, poderá atingir valores da ordem dos sete metros de altura significativa no dia 13 de novembro”, lê-se no comunicado.

A capitania de Santa Cruz das Flores salienta que “existe ainda a possibilidade” de as condições adversas “se prolongarem para os dias seguintes”.

“A comunidade marítima deve adotar medidas de prevenção e proteção, evitando as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração, ou preferencialmente varando em lugar seguro as suas embarcações”, recomenda a capitania.

No comunicado, assinado pelo capitão-de-fragata João Mendes Cabeças, pede-se ainda à "população em geral" para não frequentar as zonas costeiras durante aquele período.

“Quando na proximidade da orla marítima, deverá manter-se uma atitude de permanente vigilância e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, conclui a nota enviada à imprensa.

Na previsão para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) dá conta da aproximação de uma “nova superfície frontal fria com ondulações, o que condicionará o estado do tempo no grupo Ocidental” dos Açores.

Segundo o IPMA, a “referida superfície frontal fria com ondulações condicionará o estado do tempo em todo o arquipélago” na próxima sexta-feira e sábado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados