Açoriano Oriental
Câmara Municipal das Lajes do Pico com orçamento de 9,2 ME para 2021

A Câmara Municipal das Lajes do Pico tem para 2021 um orçamento de 9,2 milhões de euros, um “aumento significativo” em comparação com o de 2020 (7,8 milhões de euros), segundo o presidente da autarquia.

Câmara Municipal das Lajes do Pico com orçamento de 9,2 ME para 2021

Autor: Lusa/AO Online

Roberto Silva, eleito pelo PS, disse à agência Lusa que o acréscimo orçamental se prende com o investimento previsto, que passa pela reparação dos danos causados pelo furação Lorenzo em 2019 naquele concelho da ilha do Pico, no valor de um milhão de euros, com o apoio do Governo Regional dos Açores.

Roberto Silva - que viu o orçamento aprovado na semana passada, em Assembleia Municipal, com 14 votos a favor da maioria socialista e sete contra do movimento de cidadãos Podemos Mais - vai avançar com “projetos de melhoria da rede viária e abastecimento de água, através de mais um furo de captação de água e novos reservatórios”, e também da gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Nesta área está prevista a compra de um camião, novos ecopontos e uma campanha de sensibilização ambiental para incentivar a separação do lixo.

O autarca apontou, entre outros planos a aguardar aprovação, uma candidatura a fundos comunitários para “melhorar a capacitação de intervenção da edilidade ao nível da proteção civil no concelho”, sendo que é todo este pacote de projetos que promove um “aumento significativo” de verbas para 2021.

Roberto Silva anunciou uma revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que visa “alterar uma área destinada a ser um parque empresarial para um novo centro de saúde, uma promessa do novo Governo dos Açores, que será da maior importância para os munícipes”.

No combate à pandemia da covid-19, o município está a “preparar um novo pacote de medidas, com mais isenções no consumo de água e resíduos sólidos urbanos, a par da disponibilização de mais alimentos às pessoas que necessitam, através da distribuição de cabazes pelas famílias com mais dificuldades financeiras”.

Roberto Silva sublinhou a disponibilização de equipamentos informáticos para apoiar o tele-ensino, para complementar a oferta da escola.

O autarca apontou que 2021 será o ano em que se “irá continuar a preparar o processo de candidatura da cultura da baleia à Unesco para que seja classificada como Património da Humanidade”, a par da requalificação de casas de botes da caça da baleia existente no concelho, que é “a capital da cultura da baleia nos Açores”.

“Um outro projeto emblemático é a Escola Municipal de Música, a que estão associadas a seis filarmónicas do concelho, no âmbito da qual existe a Orquestra Municipal de Sopros e a Orquestra Académica Juvenil”, explicou o autarca, para ressalvar que se pretende implementar a marca “Lajes do Pico - concelho da música”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados