Açoriano Oriental
Câmara da Ribeira Grande entrega primeiros cartões do programa abem:

A Câmara da Ribeira Grande procedeu à entrega dos primeiros cartões no âmbito das candidaturas ao programa abem:, projeto que visa a comparticipação a cem por cento dos medicamentos prescritos e não comparticipados na sua totalidade aos agregados familiares carenciados.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

De acordo com nota de imprensa, nesta primeira fase foram aprovadas as candidaturas de oito agregados familiares do concelho que abrangem cerca de três dezenas de pessoas. A abertura de nova fase de candidaturas está prevista para a segunda quinzena do próximo mês de março.

A cerimónia de entrega dos cartões teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do presidente e da vice-presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio e Tânia Fonseca, respetivamente.

Explica a nota que aos beneficiários do programa abem: foi-lhes entregue um cartão que lhes permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia aderente, sem burocracia e com dignidade.

“É muito frequente recebermos pedidos de apoio de munícipes que não conseguem fazer face às despesas mensais relativas à sua medicação, muitos deles doentes crónicos”, disse Alexandre Gaudêncio, citado na nota.

No entender do presidente da autarquia “não é justo que haja pessoas a terem que escolher entre pagar alimentação, água, luz e gás ou medicação. E, muitas vezes, acabam por abdicar de comprar os seus medicamentos. As consequências desta escolha são, obviamente, gravíssimas”, frisou.

A implementação do programa abem: no concelho da Ribeira Grande resulta de um protocolo celebrado com a Associação Dignitude (que tem como parceiros promotores a Associação Nacional de Farmácias, a APIFARMA, a Plataforma Saúde em Diálogo e a Cáritas Portuguesa).

A Câmara da Ribeira Grande foi a primeira nos Açores a aderir ao programa abem: que integra cinco farmácias aderentes no concelho, nomeadamente farmácia da Ribeirinha, farmácia da Misericórdia, farmácia Crispim Ribeiro, farmácia Central e farmácia Borges da Ponte.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados