Câmara da Povoação atribui 119 mil euros em Bolsas de Estudo

A Câmara Municipal da Povoação procedeu ao pagamento das bolsas de estudo aos alunos que frequentam o ensino superior neste ano letivo de 2023/2024.



O Gabinete de Ação Social da autarquia recebeu 119 candidaturas que foram todas aprovadas e agora pagas, totalizando 119 mil euros, investidos no ensino e no futuro dos jovens povoacenses, indica nota de imprensa.


De acordo com Pedro Melo, presidente da autarquia, “esta é uma aposta clara e inequívoca nos nossos jovens. Eles são o garante do futuro do nosso concelho”, recordando que “nos últimos 14 anos foram investidos mais de 645 mil euros na atribuição de bolsas de estudo para universitários”.


Recorde-se que 2023 a bolsa de estudo atingiu um valor anual de 750 euros e em 2024 este montante chegou aos 1000 euros.


A propósito de outros apoios relacionados com o ensino superior, a Câmara Municipal da Povoação tem um protocolo com a Fundação Gaspar Frutuoso, “Prémio de Mérito de Ingresso no Ensino Superior”, neste caso na Universidade dos Açores, ao melhor aluno do concelho da Povoação, no valor de 1 000 euros.


O prémio referente ao ano letivo 2023/2024 foi entregue a Beatriz Mendonça.


A autarquia da Povoação tem ainda um protocolo celebrado com a Universidade dos Açores, nomeadamente a “Bolsa Prof. Doutor Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros”, que premia, com 1 000 euros cada, os dois melhores estudantes das Licenciaturas em Sociologia e em Serviço Social. Estes prémios serão entregues no final do ano letivo, numa data a agendar, oportunamente, entre a Câmara e a Universidade do Açores.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares