Açoriano Oriental
Câmara da Lagoa reforça apoios às empresas

A Câmara Municipal da Lagoa, em parceria com o Núcleo de Empresários da Lagoa (NELAG), anunciou esta semana novas medidas para apoiar o comércio local em contexto de pandemia.

Câmara da Lagoa reforça apoios às empresas

Autor: Carolina Moreira

Numa conferência de imprensa no Nonagon, a presidente da autarquia, Cristina Calisto, anunciou a isenção da Taxa de Resíduos Sólidos Urbanos para todas as empresas do concelho, o que, segundo o NELAG, deverá representar cerca de 120 mil euros de poupança para os empresários.

Na ocasião, Cristina Calisto anunciou também o reforço de 20 mil euros da segunda fase da campanha de apoio ao comércio local “Na Lagoa Vale +”, em que são dados descontos até 50% em compras superiores a 20 euros nos 31 estabelecimentos aderentes do concelho até 31 de dezembro.

Em comunicado, a presidente da Câmara Municipal da Lagoa frisou que os apoios concedidos em prol do tecido empresarial do concelho em contexto de pandemia “tiveram um retorno mínimo na economia local de quase 130 mil euros. E isto, claramente, gera um efeito multiplicador na economia e também vem mitigar os graves impactos derivados da crise pandémica”, salientou.

“Agora, face a existência de uma vacina e da possibilidade de termos um 2021 menos restritivo que o 2020, o município tem que estar ao lado dos empresários, aliviando os encargos destes e ajudando-os a recuperarem o mais depressa possível desta situação”, justificou.

De referir ainda que a autarquia anunciou o reforço das verbas afetas ao NELAG, para 60 mil euros em 2021.

Segundo Cristina Calisto, o intuito é que o valor seja utilizado nas campanhas que “entenderem serem adequadas, úteis, necessárias e atempadas, porque assim este valor também permitirá ao NELAG poder perspetivar o seu ano e fazer um planeamento mais orientado e organizado para o ano de 2021 com a experiência já ganha das iniciativas de 2020”, destacou.

Segundo o presidente do núcleo de empresário, Luciano Melo, o reforço deverá gerar um “retorno mínimo para as empresas aderentes de 300 mil euros, mais 120% do que o verificado em 2020”.

Em comunicado, a autarquia fez questão de frisar que todas as medidas tomadas até ao momento para apoiar os empresários locais deverão somar cerca de 800 mil euros injetados diretamente na economia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados