Açoriano Oriental
Bolieiro diz que é preciso combater a xenofobia nos Açores

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que é preciso combater a xenofobia na região, apesar de a sociedade açoriana “gostar de acolher o estrangeiro” e não ter “laivos de perseguição racista”.


Bolieiro diz que é preciso combater a xenofobia nos Açores

Autor: Lusa/AOonline

“Somos uma sociedade que em geral é xenófila, isto é, gosta de acolher o estrangeiro e não tem laivos de perseguição racista. Mas, é preciso alimentar esta cultura pela luta contra qualquer manifestação de racismo e promover, em vez de xenofobia, a xenofilia”, declarou, reiterando que o Governo dos Açores vai estar “sempre disponível” para acolher pessoas por “razões humanitárias”, como a pobreza ou a guerra.

O líder do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) falava hoje em São Jorge, após uma sessão do programa “Escola de Integração”, organizado pela direção regional das Comunidades, que envolve cerca de 40 escolas e pretende dar a conhecer o percurso de vida de imigrantes inseridos na sociedade açoriana.

“É um projeto de cidadania que ajuda a identificar a nossa identidade e que também integra, no que diz respeito a cada uma das nossas ilhas, imigrantes que dão o seu testemunho de integração e o valor que acrescentam à nossa identidade”, declarou.

O presidente do Governo Regional lembrou que os Açores são igualmente uma terra de emigrantes e que os açorianos “conhecem bem a necessidade de acolhimento” num país estrangeiro e a “riqueza da multiculturalidade”.

Segundo dados divulgados em fevereiro pelo diretor regional das Comunidades, José Andrade, os Açores têm mais de quatro mil imigrantes, de quase uma centena de nacionalidades, registados em todas as ilhas, número que tem vindo a crescer.

Entre as comunidades imigrantes na região, existem mais de 800 brasileiros, mais de 500 alemães e mais de 300 chineses.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados