Açoriano Oriental
Bolieiro destaca "proximidade estratégica" dos Açores com políticos lusodescendentes nos EUA

O presidente do Governo dos Açores destacou hoje a importância da “proximidade estratégica” com os “prestigiados políticos lusodescendentes” e de ascendência açoriana de Massachussets, tendo em vista a “plena integração dos açorianos” nos Estados Unidos da América (EUA).

Bolieiro destaca "proximidade estratégica" dos Açores com políticos lusodescendentes nos EUA

Autor: Lusa/AO Online

José Manuel Bolieiro falava aos jornalistas no primeiro dia de uma visita aos EUA, após uma manhã passada na State House de Massachussets, numa visita guiada à história daquela região norte-americana, em reuniões com o senador Michael Rodrigues, encontros com o deputado António Cabral, nascido nos Açores, e com Karen Polito, a governadora em exercício do Estado de Massachussets, entre outros.

“Uma visita do presidente do Governo dos Açores não pode dispensar uma relação direta com os concidadãos de origem portuguesa e açoriana e com a sua história de sucesso na cultura, na economia ou na política”, frisou o chefe do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM).

Bolieiro realiza, até terça-feira, uma visita a Massachusetts e Rhode Island, nos Estados Unidos da América (EUA), para contactos com a universidade de Lowell, e empresários e para participar nas Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra.

O presidente do Governo Regional referiu-se à importância da “proximidade estratégica” com os políticos locais tendo em vista uma “integração plena dos açorianos nos Estados Unidos da América”.

O senador Michael Rodrigues, anfitrião da comitiva, nasceu no continente, mas visita os Açores várias vezes por serem tantos os açorianos residentes na região de Massachussets, e hoje anunciou que, em janeiro, vai fazer mais uma visita legislativa ao arquipélago e a Lisboa.

“Vamos fazer a visita porque os meus colegas ouvem falar da região mas querem ver a sua beleza. Por outro lado, Portugal tornou-se um líder do século XXI nos cuidados de saúde, na tecnologia e nas mudanças climáticas, ao mesmo tempo que se destacou na forma como abordou a crise dos opioides”, justificou.

Na visita à State House, participou também o membro da câmara dos Representantes António Cabral, nascido na ilha do Pico, Açores, que ocupa o cargo há 30 anos, pelo partido democrata, representando o 13º distrito de Bristol.

Massachussets e Rhode Island são dois dos estados norte-americanos que integram a região conhecida como Nova Inglaterra, onde há uma forte presença de emigrantes açorianos, sendo que as estatísticas oficiais apontam para a existência de mais de 500 mil descendentes açorianos, entre emigrantes de primeira, segunda e terceira geração.

José Andrade, diretor regional das Comunidades dos Açores, explicou que, só na costa oeste dos EUA, na Califórnia, serão “entre 350 a 400 mil os emigrantes açorianos”, estimando-se que totalizem um milhão, quanto contabilizados os que habitam na região de Nova Inglaterra, concentrados, sobretudo, em Fall River e New Bedford.

O presidente do Governo Regional apontou ainda a importância de “iniciar uma maior proximidade institucional” entre as universidades de Massachussets e dos Açores, tanto nas áreas da investigação como de intercâmbios entre estudantes ou docentes.

Bolieiro quer ainda “potenciar, à luz do futuro, a relação de investimento” de empresários emigrantes ou lusodescendentes.

Hoje, para as 18:00 locais (22:00 nos Açores, 23:00 em Lisboa), no Sport Club Faialense, em Cambridge, está agendado um jantar com empresários, quadros e dirigentes associativos da comunidade portuguesa da área de Boston, uma iniciativa promovida em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Boston.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados