Açoriano Oriental
Bolieiro convidado a falar sobre o Poder Local

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, foi convidado a falar sobre Poder Local a um grupo de catorze alunos da área curricular de História, Geografia e Cultura dos Açores da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

Bolieiro convidado a falar sobre o Poder Local

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

No encontro, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o edil salientou a importância de dar a conhecer o Poder Local Democrático, “o poder mais próximo do povo”, que diz respeito à gestão das freguesias e dos municípios/concelhos e que tem “eleições quase personalizadas”. “É o poder democrático é o poder do povo, pelo povo e para o povo”, reiterou.


De acordo com nota da autarquia, o Presidente, após a contextualização do Poder Local nos Açores e em São Miguel, procedeu a uma caracterização do concelho de Ponta Delgada, que conta com, aproximadamente, 70 mil habitantes e é composto por 24 freguesias. Prosseguiu com uma explicação sobre a constituição e o papel da Câmara Municipal (presidente e vereadores) e da Assembleia Municipal (deputados municipais).


Bolieiro destacou ainda algumas das competências da Câmara Municipal, nomeadamente na área do ambiente e no respeita aos resíduos sólidos urbanos; fornecimento de água para consumo humano e saneamento básico; desenvolvimento social; e educação.


Acrescenta a nota que o autarca congratulou a iniciativa dos professores José Carlos Pereira e Vera Massa e o empenho de complementarem a aprendizagem em sala de aula com visitas, permitindo “o contacto direto e pessoal” e “fomentando a aprendizagem de forma prazerosa”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados