Açoriano Oriental
Bob Dylan não vai a Estocolmo receber prémio Nobel da Literatura
O músico norte-americano Bob Dylan, distinguido com o prémio Nobel da Literatura 2016, não estará presente na cerimónia de entrega do galardão, em dezembro, porque tem "outros compromissos", anunciou a Academia Sueca.
Bob Dylan não vai a Estocolmo receber prémio Nobel da Literatura

Autor: Lusa/AO online

 

“A Academia Sueca recebeu ontem (terça-feira) uma carta pessoal de Bob Dylan em que ele explicava que não conseguirá ter disponibilidade em dezembro para ir a Estocolmo receber o prémio Nobel da Literatura”, indicou a instituição em comunicado.

“Ele gostaria de aceitar o prémio pessoalmente, mas outros compromissos tornam-no infelizmente impossível. Ele sublinhou que se sente incrivelmente honrado com o prémio Nobel”, acrescentou.

A Academia Sueca disse que “respeita a decisão de Bob Dylan” mas que é invulgar um laureado com o Nobel não ir a Estocolmo receber pessoalmente o galardão.

Vários outros vencedores do Nobel da Literatura faltaram em anos anteriores à cerimónia, por diversas razões: Doris Lessing, devido à idade avançada; Harold Pinter, porque estava hospitalizado; e Elfriede Jelinek, que sofre de fobia social.

“Aguardamos ansiosamente a conferência de Bob Dylan, que ele deverá proferir – é o único requisito – no prazo de seis meses a partir de 10 de dezembro de 2016”, frisou a Academia.

O lendário músico norte-americano de 75 anos, cujas letras foram cantadas por gerações de fãs, é o primeiro compositor a ganhar o prémio Nobel da Literatura.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados