Açoriano Oriental
Biblioteca Nacional adquire manuscrito de Fernando Pessoa
 Listas de projectos de escrita, listas de livros a ler ou adquirir, poemas em inglês e notas sobre versificação inglesa fazem parte de um caderno manuscrito de Fernando Pessoa agora adquirido pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

Autor: Lusa / AO online
Numa nota à imprensa, a BNP refere que o manuscrito, já anteriormente apresentado numa exposição sobre Pessoa realizada no Centro Georges Pompidou em Paris, era conhecido de "poucos estudiosos, que o consultaram em casa de familiares do poeta".

Os textos, escritos por Pessoa em Lisboa mas, fundamentalmente, em 1903 e 1904, na África do Sul, onde então residia, constam de um caderno de capa de pano verde, com cantos e lombada de carneira e o título "Contas correntes" na etiqueta da capa, lendo-se, por baixo, a assinatura "F.Pessôa".

Este título - "Contas correntes" - aparece também na lombada e, na folha de rosto, o poeta escreveu "Sonetos/Lendas!etc". Segundo a BNP, nenhum destes títulos corresponde "de facto ao conteúdo do caderno".

Abarcando "um período bastante amplo da biografia pessoana", os textos lançam luz sobre "aspectos da génese do heterónimo Alexander Search" e documentam "os anos formativos" do poeta, assinala a BNP.

Alguns dos poemas em inglês estão assinados C.R. Anon e são versões de poemas depois atribuídos ao heterónimo Alexander Search.

Os textos estão escritos a tinta e a lápis e incluem temas "muito variados, que ocupam 89 páginas das 73 folhas que constituem actualmente o caderno".

Refere a nota da Biblioteca que uma das folhas está solta e pelo menos seis "foram arrancadas".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados